Nova interface com a plataforma FXGO da Bloomberg

A Asseco PST está a desenvolver um interface de comunicação entre as aplicações Financa e Banka 3G com a plataforma de negociação Bloomberg FXGO. Este desenvolvimento está em linha com a decisão do regulador angolano de adotar também aquela plataforma para garantir maior eficiência ao seu mercado cambial.

Com esta nova solução, os clientes da Asseco PST irão garantir um ganho de eficiência no registo de operações negociadas na plataforma Blommberg FXGO, através da criação automática dessas operações, evitando assim a dupla digitação das características dos negócios. O objetivo será reduzir desta forma o esforço e o risco operacional associado.

Entre as funcionalidades da nova solução da Asseco PST destaca-se a criação de operações de forma automática a partir das mensagens recebidas na interface Bloomberg FXGO e a consulta das mensagens recebidas.

Recorde-se que em junho o Banco Nacional de Angola adotou a plataforma de comércio eletrónico de câmbios da Bloomberg, batizada com o nome FXGO, e o seu sistema eletrónico de leilões com o objetivo de trazer mais transparência e eficiência ao mercado cambial. A implementação desta nova tecnologia, integrada numa série de ações estratégicas adotadas com o apoio do FMI, tem subjacente uma aproximação das operações do mercado angolano a outros mercados de referência, constituindo um importante marco no desenvolvimento do seu mercado cambial.   

Tanto a FXGO como o sistema eletrónico de leilões da Bloomberg estão totalmente integrados com as ferramentas de dados, notícias, análises e comunicações disponíveis no Terminal Bloomberg, empresa líder mundial em informação financeira e reconhecida pelas suas soluções empresariais assentes em tecnologia inovadora.

A Asseco PST irá entregar as funcionalidades do seu futuro módulo de forma progressiva, por forma a disponibilizar aos seus clientes as componentes consideradas mais urgentes para o mercado, como é o caso das operações cambiais à vista.