.png

Os desafios do marketing digital para o futuro

“A era do “achismo” no marketing chegou, definitivamente, ao fim.”

O marketing digital, ao longo dos últimos anos, tem registado um crescimento exponencial e está a ganhar cada vez maior relevo dentro das estratégias e dos planos de marketing das empresas.

Em plena proliferação, o futuro do marketing digital enfrenta vários desafios. É possível identificar quatro associados ao marketing digital, que devemos ter em conta para o futuro:

1. Conhecer os públicos

Segmentar e entender os interesses dos diversos públicos da organização é imperativo para o desenvolvimento de uma boa campanha de marketing digital. Sem esse conhecimento, torna-se impossível produzir conteúdo adequado e relevante, que responda às suas necessidades e anseios.O paradigma do marketing de conteúdo assenta na inversão da forma como as organizações comunicam, abandonando de vez a comunicação centrada em si próprias, nas suas competências e credenciais, para adoptar um conteúdo focado no cliente, na sua “dor” e na forma como a organização pode ajudar a resolver esse problema ou a satisfazer essa necessidade.

2. A importância dos dados

Cada vez mais o first party data será a base para a definição de qualquer estratégia de marketing digital eficiente. Conhecer os públicos, segmentar a comunicação, personalizar a mensagem, assegurar uma experiência de cliente realmente diferenciadora e um serviço ao cliente imaculado é apenas possível com dados.

Ser capaz de captar, tratar e interpretar esses dados de forma eficiente fará toda a diferença no sucesso de qualquer estratégia.


3. A afirmação definitiva do vídeo

O vídeo continuará a ser tendência e a crescer cada vez mais enquanto formato preferencial numa estratégia de marketing digital. Tendencialmente assistiremos à substituição gradual dos conteúdos estáticos por vídeo. A democratização do acesso a esta ferramenta e os avanços tecnológicos a que temos assistido tornam este formato cada vez mais acessível para as marcas. Seja através da produção e difusão de conteúdos próprios – livestreams, broadcasts, webinars, videocasts -, seja até no modelo de advertising, com o surgimento de cada vez mais formatos de vídeo ads nas redes sociais, ou nas plataformas de streaming. O vídeo deve ser o formato de eleição para a partilha de conteúdo relevante e uma forte aposta de qualquer departamento de marketing

4. Potenciar a inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) tem vindo a ganhar destaque no mundo corporativo e também no marketing e a sua utilização será cada vez mais importante para o sucesso das estratégias de marketing digital. Na definição de estratégias de customer experience, por exemplo, onde a IA será determinante na identificação de padrões com base no comportamento de compra, actividade na internet ou redes sociais do utilizador. Mas também na personalização do conteúdo, permitindo segmentar mensagens em função das “personas”, dos conteúdos previamente consumidos, das preferências de pesquisa. Também na geração de leads, aliando IA à automação, torna-se possível optimizar o processo de qualificação e nutrição de leads, definindo as etapas e os conteúdos ao longo do funil. Por último, no customer service e customer care, com a utilização de ferramentas como chatbots, cada vez mais evoluídos.

Em suma, os desafios que se apresentam ao marketing digital são entusiasmantes e a tecnologia será cada vez mais um potenciador do marketing baseado em evidência. A era do “achismo” no marketing chegou, definitivamente, ao fim.  

Ricardo Rocha
Marketing & Communications Director da Noesis