Imagem artigo

Maxiglobal: 22 anos de inovação

A empresa que começou por ser um projeto académico cresceu e evoluiu de forma sustentada, acompanhando atentamente as necessidades do mercado. Hoje, a Maxiglobal é uma referência na integração de soluções tecnológicas.

Implementada no mercado desde 1998, a Maxiglobal é reconhecida pelo seu know-how e pelas competências adquiridas, que lhe permitem assegurar, de forma abrangente e profissional, todos os processos relativos à área em que atua. Criou a sua marca própria em 2004 – ModSecur – que se divide em 7 áreas: Datacenter, Monitoring, Power, Security, Cooling, Engineering e Networking. A marca, que disponibiliza soluções tecnológicas totalmente desenvolvidas em Portugal, tem vindo a afirmar-se tanto no mercado nacional como no internacional, tendo cerca de 150 data centers instalados em 4 continentes.

“Pretendemos responder às necessidades do mercado, criando produtos e soluções tecnológicas de valor acrescentado, sob a forma de bens transacionáveis, que possam ser exportados, dando assim o nosso contributo para a internacionalização e crescimento da economia Portuguesa”, refere Luís Pinho, CEO da Maxiglobal.

Um dos “segredos” do sucesso é trabalhar com “os melhores parceiros do mercado”. Desta forma, “consegue-se prestar o melhor serviço e apresentar as melhores soluções, encontrando o equilíbrio entre custo, eficiência, performance e resiliência”, acrescenta Luís Pinho. A Maxiglobal é detentora de certificações importantes, tais como ISO 9001, ISO 27001 e NATO Secret. Recentemente, foi distinguida pelo 12º ano consecutivo como PME Líder.

Projetos de sucesso em tempos de pandemia

Apesar do cenário que estamos a viver, a equipa da Maxiglobal nunca parou. Recentemente, concluiu a renovação da infraestrutura de TI da Joaquim Chaves Saúde, um grupo de destaque na Saúde em Portugal nas áreas de Análises Clínicas, Clínicas Médicas e Tratamento Oncológico.

O Cliente pretendia um data center que lhe garantisse elevada disponibilidade, escalabilidade e segurança. A realização de testes de deteção da Covid19 aumentou drasticamente a carga de trabalho dos laboratórios e, consequentemente, levou a um aumento exponencial do volume de dados. Mais do que nunca é fundamental ter um data center que permita reduzir o downtime e diminuir a exposição a riscos, além de garantir a continuidade das operações.

Implementou-se uma solução interior constituída por uma infraestrutura física ModSecur® IT Room, com proteção contra fogo 120 min, água, poeiras, humidade e vandalismo.

A solução apresenta redundância 2 (n+1) para os sistemas de energia socorrida (UPS), redundância n+1 para o sistema de climatização e ainda um sistema de energia de emergência garantida através de um grupo gerador, garantindo uma alta disponibilidade. Para tornar a solução mais eficiente, foi efetuada contentorização do corredor de ar frio através do módulo ModSecur 3 Axis que permite uma otimização de energia através da redução nos consumos dos equipamentos de climatização até 35% e uma maior capacidade de refrigeração das unidades.   A sala técnica dispõe ainda de um sistema de videovigilância e controlo de acessos. A gestão da infraestrutura é realizada através do ModSecur® DMS, um sistema de monitorização em tempo real.

A solução ModSecur® implementada é modular, escalável e redundante, garantindo ao Cliente uma capacidade de crescimento e uma continuidade do serviço.  O projeto de implementação correu conforme o planeado e o grupo Joaquim Chaves tem hoje um data center resiliente, seguro e adaptável.  

Adaptação ao mercado

Os data centers ModSecur são uma aposta diferenciadora da Maxiglobal que conta com uma equipa de profissionais dedicados para desenvolver as soluções que posicionam a marca como uma das mais confiáveis do mercado. A marca pretende transmitir ao Cliente a confiança e a customização, tão fundamentais numa era em que se assiste a mudanças repentinas e disruptivas de paradigmas, que ameaçam a sustentabilidade das empresas a nível mundial. A escalabilidade ganha especial relevo nesta fase de pandemia, em que o volume de dados aumenta exponencialmente a cada instante.

A equipa da Maxiglobal encara as dificuldades e os desafios como “oportunidades de criar novas soluções que respondem a um mercado cada vez mais exigente” e pretende continuar a adquirir conhecimentos e experiência para inovar e desenvolver as soluções mais sustentáveis, eficientes e seguras para o seu negócio!