High power electricity poles in urban area connected to smart grid. Energy supply, distribution of energy, transmitting energy, energy transmission, high voltage supply concept photo.

Pandemia Não Trava a Adoção, Microsoft no IDC Data Monetization & Management

Qualquer coisa como 47% dos projetos relacionados com IA foram acelerados devido ao Covid-19. Prova mais do que suficiente que esta é uma tecnologia que já ganhou espaço no política estratégica das empresas. Importa saber tirar partido dela em prol dos negócios e da monetização dos dados.

Pandemia Não Trava a Adoção, Microsoft no IDC Data Monetization & Management

 A inteligência artificial tem vindo a trilhar o seu caminho nas organizações, mas muito está ainda por fazer. Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal veio ao IDC Data Monetization & Management 2021 falar sobre o tema, mas começou por recuar mais de 50 anos para lembrar que o desenvolvimento de IA não é recentemente, mas tem sofrido, nos últimos anos, um forte impulso. Inteligência artificial não será mais do que a capacidade de aprender com dados e experiências em vez de ser algo explicitamente programado. Ela ajuda a perceber novas realidades, aprender com novos algoritmos e a sermos, no fundo, mais eficientes.  

Nas últimas décadas duas, muito do que tem sido feito em termos de IA resulta de uma profunda investigação e desenvolvimento. A utilização desta tecnologia associada a redes neuronais profundas foi uma enorme mais-valia “na prevenção e combate do COVID-19”, por exemplo. E, apesar da pandemia, o investimento em IA continua a acelerar. Manuel Dias recorda que “47% dos projetos relacionados com IA foram acelerados devido ao Covid-19”. 

Mas como tirar o máximo partido da IA nas organizações? O primeiro passo é saber por onde começar, mas também: 

- Colocar a IA em ação, ou seja, disseminá-la em toda a organização e fazer uma ligação ao negócio; 

- Democratizar e disponibilizar soluções de IA a todos os trabalhadores com diferentes skills nesta área;  

Em suma, colocar IA em ação é trabalhar para promover a resolução dos desafios do hoje e do amanhã. Uma das iniciativas da Microsoft em colaboração com vários parceiros para impulsionar a IA dentro das organizações é a IA Business School. E sempre que trabalhamos neste, como em outros campos, importa não esquecer que “a única forma de descobrir os limites do possível é indo além deles, até ao impossível” já dizia Arthur C. Clarke. 

IDC Data Monetization & Management maio 2021, Lisboa
Manuel Dias
National Technology Officer at Microsoft