blue geometric  shape abstract technology background

O Que Mudou no Pós-Pandemia

O mercado nacional num mundo pré e pós-pandemia foi o ponto de vista deixado por Timoteo Figueiró, research and consulting manager da IDC Portugal, durante a sua intervenção no IDC Data Monetization & Management 2021. O que mudou? O que ainda vai mudar? O que falta mudar? Estas foram algumas das questões para as quais procurámos resposta.

O Que Mudou no Pós-Pandemia

A realidade do mercado nacional no antes e no pós-pandemia impõe mudanças que a IDC Portugal tem vindo a analisar. Timoteo Figueiró, research and consulting manager da IDC apresentou algumas das conclusões mais relevantes nesta última edição do IDC Data Monetization & Management 2021.  

Numa visão pré-pandemia, destaque para o facto de existirem diferentes níveis de maturidade no mercado nacional, sendo que a analítica de negócio era usada por mais de metade das organizações nacionais e cerca de um quinto estava em fase de implementação. No que diz respeito ao big data, esta maturidade era mais reduzida, e só um terço das organizações tinha já estas ferramentas implementadas, enquanto na IA esse valor descia para os 18%. 

A analítica de negócio encontrava-se mais generalizada na sua vertente descritiva, com diferentes casos de utilização em função do setor de atividade. Na indústria os casos de utilização estavam relacionados com o desenvolvimento de novos produtos e com a manutenção preditiva e na Saúde os casos de utilização tinham a ver com o diagnóstico de doenças ou o tratamento personalizado dos utentes.  

Por seu lado, o Futuro da Inteligência no pós-pandemia surge claramente diferente. O aparecimento da pandemia veio reforçar algumas destas soluções e introduziu outros fatores que alteraram significativamente a realidade de negócio das organizações a nível mundial face a uma disrupção sem precedentes e em que a resiliência operacional e de negócio se afirmou como novo fator competitivo.  

Por outro lado, muitas das repostas à pandemia foram impulsionadas por questões de analítica e inteligência artificial, sendo que a pandemia levou os setores de atividade a procurar nas soluções de analítica de negócio e de IA a resposta para conseguir alterar o curso das suas atividades e responder com eficácia ao mercado.  

IDC Data Monetization & Management maio 2021, Lisboa
Timóteo Figueiró
Research & Consulting Manager na IDC Portugal