Banner Artigos Portal IDC (20)

Dicas essenciais para projetos de Analytics bem-sucedidos

Por BI4ALL

Sabia que 80% de todos os dados de negócio estão incorporados em formatos não estruturados, como documentos de negócio, e-mails, imagens e documentos PDF?

O mundo está mais digital e naturalmente que isso tem impacto nas estratégias das empresas, que veem nos dados uma nova forma de conhecer melhor os consumidores, o mercado e claro de acelerar o seu crescimento.

Com um projeto de Data Analytics ajustado às reais necessidades da empresa, consegue ter acesso a um conjunto de insights relevantes que lhe vão dar um maior suporte à tomada de decisão e uma visão a 360 graus da organização.

Mas muitas vezes, mesmo depois de saberem os enormes benefícios que as soluções de Analytics oferecem às organizações, os gestores não sabem por onde começar. Para responder às expetativas e ir ao encontro dos objetivos da organização, devemos primeiramente definir o Business Case e conseguir responder a estas questões:

  • Quais as necessidades e os objetivos da empresa?
  • Em que direção está a ir o negócio?
  • Quais os principais obstáculos para alcançar os objetivos?
  • Quais os processos que gostava de agilizar?
  • Qual o objetivo do projeto?
  • Que insights gostava de obter?
  • O acesso à informação é moroso e centralizado?

A partir daqui, é importante entrar em maior nível de detalhe e em questões mais específicas.

Neste âmbito, a solução a desenvolver deve estar alinhada com as necessidades da organização e as expectativas dos colaboradores envolvidos. Independentemente do setor de atividade, todas as empresas necessitam de ter acesso a relatórios e análises de forma rápida, flexível e dinâmica.

Por outro lado, é crucial envolver os utilizadores, não só para perceber os problemas existentes, como também para facilitar o processo de implementação e adoção da solução. Poderá existir alguma resistência à mudança, por isso é tão importante envolver os colaboradores para que percebam os benefícios que a solução traz ao seu dia-a-dia.

O planeamento é assim a chave para a sua empresa conseguir alcançar os objetivos pretendidos. Ter dados de qualidade, definir bem os objetivos e envolver os utilizadores são alguns dos aspetos que garantem o sucesso de qualquer projeto e levam a uma entrega de resultados mais precisos.

Especificar metas claras e ter recursos qualificados, “key users” focados na obtenção de informação para a gestão e o compromisso com a metodologia adotada são alguns dos fatores que se revelam críticos para o sucesso.

Além disso, para a gestão efetiva do projeto, a empresa deve definir bem os papéis e as responsabilidades, ter os procedimentos de gestão bem definidos e encontrar mecanismos de resolução rápida de problemas, bem como definir os requisitos técnicos e ter uma equipa com competências permite não só a identificação de novas necessidades, como a evolução e manutenção da solução..

infografia

Mas afinal porque é tão importante ter uma solução de Data Analytics bem definida?

Ao ter acesso a insights precisos e fidedignos do negócio, consegue direcionar as estratégias, reduzir custos, vender mais e criar novas oportunidades de negócio. Uma solução de análise de dados permite-lhe ter uma visão alargada e real da sua empresa, de forma a tomar melhores decisões e estar assim um passo à frente da concorrência.

É por isso fundamental ter acesso às ferramentas certas que permitam obter as informações que necessita para se manter competitivo num mercado que é cada dia mais digital e onde os dados imperam.

Quer aprender mais sobre os projetos de Data Analytics e como pode usar os dados para alavancar o crescimento da sua empresa?