telecommunication devices in the data center

Dados Ganham Mais Peso Dentro e Fora das Organizações

Contar com novas equipas de desenvolvimento ativas para monetizar os dados existentes nas suas organizações é apenas um dos possíveis cenários de futuro previsto pela IDC para o setor dos dados e analítica de negócio ao longo deste ano. OS resultados foram apresentados na abertura de mais uma edição do evento “IDC Data Monetization & Management 2021”.

Dados Ganham Mais Peso Dentro e Fora das Organizações

As previsões da IDC para o setor dos dados e analítica de negócio ao longo deste ano deram o mote na abertura de mais uma edição do evento “IDC Data Monetization & Management 2021”. 

Timóteo Figueiró, research & consulting manager na IDC Portugal apresentou as principias conclusões de um estudo IDC num contexto de pandemia que “veio alterar a realidade de negócio das organizações a nível mundial” promovendo, por exemplo, “uma disrupção acelerada das atividades que acabou por tornar a resiliência das organizações no principal objetivo de sobrevivência”.  

Na verdade, os dados começam a estar por todo o lado, com a pandemia a reforçar a sua importância e a impor o regresso a uma nova normalidade bem diferente daquela que tínhamos no passado. A transformação do conceito de trabalho, com milhões de pessoas em teletrabalho, a emergência de plataformas digitais e novas iniciativas de transformação digital vieram alterar a economia a nível mundial.  

IDC Data Monetization & Management maio 2021, Lisboa

Em Portugal, verificou-se um reforço da utilização de dados no decorrer deste período “e que será uma constante nos próximos anos” com 40% das organizações a assegurarem que os dados vão estrar no centro das alterações e ajustamentos necessários. 

Face a esta aceleração digital generalizada nos diferentes setores de atividade – do governo aos transportes, indústria, serviços ou saúde, a IDC prevê que, até 2023, dois terços das organizações venham a ter em curso programas de DataOps com o objetivo de reduzir os erros e aumentar a confiança nos resultados analíticos e na eficiência da Gen-D. 

Espera-se ainda que 75% das empresas venham a utilizar fontes de dados externas para aumentar a sua capacidade de decisão e o valor desses mesmos dados e que cresça a monetização dos dados. Mas há ainda outras previsões a ter em conta que pode e deve espreitar no estudo da IDC. 

Timóteo Figueiró
Research & Consulting Manager na IDC Portugal