business-people-during-business-meeting-5LPY2LY

Como estão as empresas a lidar com a Gestão de Informação?

O Painel Future of Intelligence reuniu Fernando Bação, da Nova IMS, Alexandre Barbosa, da Faber, André Pinto, da Mecwide, com Pedro Borralho, da IDC e Zertive, como moderador.

IDC FutureScape 2021 | Future of Intelligence - Digital Leader Panel; Pedro Borralho, Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive; Fernando Bação, Professor Catedrático e Diretor do Programa de Doutoramento em Gestão da Informação na Nova IMS; Alexandre Barbosa, Managing Partner at Faber; André Pinto, CFO da Mecwide.

Para nos falar sobre o Future of Intelligence, Pedro Borralho, partilhou algumas das principais previsões da IDC Worldwide Future of Intelligence 2021, «a IDC prevê que em  2025 3/4 das empresas (G2000) estarão a incorporar nas suas equipas, além dos engenheiros de data science e pessoas de negócios, social-science engineers»

Enquanto responsável por uma empresa de venture capital,  Alexandre Barbosa, Managing Partner da Faber, lida com startups de vários setores, e como tal falou-nos do motor do empreendedorismo, que motiva a transformação digital no mundo das startups, e como estas estão a lidar com mecanismos de inteligência e negócio. Já André Pinto, CFO da Mecwide, apresentou conceitos de IA, machine learning, numa empresa do setor da indústria da metalomecânica, onde não é óbvio encontrar iniciativas como estas. Fernando Bação, enquanto Professor Catedrático e Diretor do Programa de Doutoramento em Gestão da Informação na Nova IMS, trouxe-nos uma visão do ponto de vista da investigação e da academia. Ainda que tenha iniciado a apresentação falando que o nível de preparação das empresas para a Transformação Digital é baixo, destacou que existem empresas que têm essa preparação, que sabem qual o impacto e que são consequentes com o investimento. 

Este painel, rico do ponto de vista de abrangência dos vários tipos de organizações e situações, salientou a importância da qualidade dos dados e das competências para aplicar com sucesso toda a lógica da AI, machine learning. Conheça a visão dos 3 oradores no vídeo acima!