Banner Artigos Portal IDC

Cloud Híbrida vs Multicloud – Novas formas de pensar o negócio

Por Telmo Teixeira, Associate Manager BI4ALL

Flexibilidade e eficiência são dois conceitos associados à cloud computing. Tendo em consideração o cenário que as empresas vivem atualmente é importante que continuem a olhar para a cloud como uma tecnologia que trará redução de custos, aumento da produtividade, maior flexibilidade para o negócio e segurança dos dados. Para melhor percebermos os conceitos de cloud híbrida e multicloud importa perceber melhor o que é a computação na cloud.

O que é a computação na Cloud?

O conceito de computação na cloud confunde-se com o conceito da Internet, ou seja, é uma rede de computadores espalhados pelo mundo, interligados através de uma rede de comunicação, capaz de oferecer informação a qualquer um que tenha acesso à rede. Na internet, tal como na cloud, não importa onde está o utilizador ou a informação que pretende aceder, basta existir conectividade entre ambos. A cloud permite que os utilizadores possam aceder a aplicações sem que elas estejam instaladas nos seus dispositivos (computadores, telemóveis, tablets). Assim, uma organização adquire o serviço e é o fornecedor do serviço cloud que é o responsável pelo desenvolvimento, manutenção, armazenamento de dados e do backup tanto dos sistemas, como dos dados. O utilizador apenas tem de aceder e utilizar os recursos. Através da cloud, as empresas e pessoas podem-se interligar-se com facilidade, otimizando os seus processos e é possível que várias pessoas trabalhem em simultâneo e de forma colaborativa na mesma plataforma ou ficheiro, sendo garantida a segurança em todo o processo.

De acordo com o IDC, em 2021, o investimento e a despesa empresarial nacional em serviços de cloud computing e hardware necessário para o desenvolvimento de clouds públicas e privadas irá duplicar e ultrapassar os 400 milhões de euros. À escala global este mercado chegará perto dos 500 mil milhões de euros. Poderá consultar o aqui mais informações.

Fornecedores de serviços Cloud

Os fornecedores de serviços cloud são empresas que oferecem serviços de plataforma, infraestrutura, aplicações ou armazenamento na cloud. O modelo de negócio dos fornecedores de serviços cloud é semelhante ao modelo de negócio de alguns serviços públicos, tais como o abastecimento água, a eletricidade ou gás, na cloud as empresas têm de pagar pela quantidade de serviços cloud que consomem.
Para além do modelo de pagamento por utilização, os fornecedores de serviços cloud também oferecem outras vantagens às empresas, podendo assim tirar partido da escalabilidade e da flexibilidade, da fiabilidade dos múltiplos datacenters com múltiplas redundâncias, da personalização mediante a configuração dos servidores de acordo com as respetivas preferências, e do balanceamento de carga reativo que consegue responder facilmente às mudanças na procura.

cloud-hibrida1

Hoje em dia os serviços disponíveis nos principais fornecedores de serviços Cloud (Microsoft, Amazon, Google, IBM) são oferecidos em diferentes arquiteturas, nomeadamente IAAS, PAAS, SAAS. Dessa forma é possível as organizações optarem pela arquitetura mais adequada aos seus processos tendo em consideração questões como carga de trabalho, segurança, entre outras.

Diferentes abordagens para os serviços Cloud (On Premisses/ IAAS, PAAS, SAAS)

Albert Barron faz uma descrição destas diferentes abordagens que existem nos serviços cloud fazendo uma analogia com as diferentes possibilidades que existem para comermos uma pizza. Em suma…

On Premisses / Faça você mesmo em casa

Ao optarmos por sermos nós a fazer uma pizza iremos precisar de todos os ingredientes para a massa, para o molho e para o recheio, vamos precisar do equipamento, do forno, dos talheres, de refrigerante, e de uma mesa. Devemos ainda ter em consideração que precisamos de saber fazer e ter habilidade para fazer a pizza.

Infraestrutura como serviço (IaaS) / Pizza congelada previamente comprada

Nesta abordagem partimos do pressuposto que já temos uma pizza em casa, por exemplo uma pizza congelada que compramos previamente num supermercado. A pizza já está preparada e já tem o tipo de cobertura que desejamos, mas ainda assim precisamos do forno, talheres, refrigerante e uma mesa.

Plataforma como serviço (PaaS) / Pizzaria com entrega ao domicílio

Esta abordagem é equivalente a ligarmos para uma pizzaria e encomendarmos uma pizza com entrega ao domicílio. Assim a pizza já nos chega cozinhada e pronta a comer, mas ainda assim nós precisamos de talheres, refrigerante e uma mesa.

Software como serviço (SaaS) / Comer uma pizza num restaurante/pizzaria

Esta opção é equivalente a ir a uma pizzaria. Aqui nós não nos preocupamos com nada, sentamo-nos numa mesa e pedimos a pizza desejada, tudo o resto é tratado pelo restaurante.

Conclusão, os fornecedores de serviços cloud colocam-nos à disposição diferentes opções para a implementação das nossas soluções, cabe-nos a nós perceber e decidir que a melhor abordagem para o nosso requisito, mapeando com os nossos conhecimentos técnicos e os custos das diferentes abordagens.

Conceito de Cloud Privada

Uma cloud privada é o serviço que permite aos utilizadores executarem aplicações, armazenarem e compartilharem dados via rede através de um ambiente computacional particular e protegido. As empresas utilizam geralmente infraestruturas de TI próprias, ou de terceiros, como o Microsoft, Amazon, Google, IBM. Atualmente vários fornecedores de serviços cloud alugam ambientes dentro de seus datacenters perfeitamente capazes de executar e manter as aplicações privadas.

Conceito de Cloud Pública

Uma cloud pública é um espaço virtual onde diversos utilizadores ou empresas compartilham os mesmos recursos, geralmente pagando apenas pelo tempo de uso, capacidade de processamento, armazenamento e os recursos utilizados dentro do sistema. O resultado da contratação de um serviço de cloud pública é o melhor aproveitamento dos ativos envolvidos, que geralmente envolvem custos elevados.

Cloud Híbrida

Cloud-Hibrida-2-1

Uma cloud híbrida é um ambiente informático que combina uma cloud pública e uma cloud privada, permitindo que os dados e as aplicações sejam partilhados ambas. Sempre que existe variação na procura de recursos e necessidades de processamento, a computação na cloud híbrida proporciona às empresas a capacidade de facilmente dimensionarem a infraestrutura local para também utilizar a cloud pública, de forma a suportar qualquer capacidade excedida. A utilização de uma cloud híbrida não só permite às empresas dimensionarem os recursos informáticos, como também elimina a necessidade de gastos excessivos na compra de novos recursos para lidar com picos de procura a curto prazo. As empresas pagam apenas pelos recursos que utilizam temporariamente, em vez de terem de comprar, programar e manter recursos e equipamentos adicionais que poderiam ficar inativos após os picos de utilização e permanecerem inativos durante longos períodos. A computação na cloud híbrida é a “melhor plataforma de todos os mundos”, proporcionando todos os benefícios da computação na cloud – flexibilidade, escalabilidade e eficácia económica – minimizando o risco da exposição dos dados.

Um exemplo comum de utilização da cloud híbrida é quando uma empresa possui um ERP numa cloud privada e implementa também o ERP numa cloud pública de forma a garantir a continuidade do seu negócio no caso de acontecer uma grave indisponibilidade da estrutura local.

De que forma poderá ser realizada a comunicação entre as diferentes clouds, a pública e a privada?

A ligação entre clouds públicas e clouds privadas poderá ser realizar de diversas formas, nomeadamente:

  • APIs (Application Programming Interfaces)
  • VPNs(Virtual Private Networks)
  • WANs (Wide Area Networks)

Multicloud

multicloud3

O conceito de multicloud consiste na utilização de duas ou mais estruturas de computação na cloud. A combinação visa utilizar diferentes fornecedores de serviços na cloud de forma a ampliar a capacidade computacional, segurança ou reduzir/otimizar os custos.

Uma das vantagens de usar uma estratégia multicloud é a facilidade para escolher as melhores opções de serviços de cloud do mercado. Com essa flexibilidade é possível reunir no mesmo projeto benefícios como:

  • Otimização de investimentos: a opção pelo multicloud permite usar a combinação de serviços mais competitiva em termos de preços e capacidade de recursos.
  • Integração de serviços de diferentes nuvens: Com a possibilidade de utilizar diferentes fornecedores e tipos de nuvens, tendo mais opções para gerir serviços da cloud de maneira que atenda de forma mais personalizada as necessidades da organização.
  • O melhor da categoria: poder tirar partido das melhores soluções que cada fornecedor de serviços cloud tem para oferecer. Um fornecedor de serviços cloud poderá, por exemplo, ter uma oferta mais indicada para armazenamento de ficheiros ou bases de dados, e outro fornecedor de serviços cloud poderá ter uma oferta mais indicada para, por exemplo, machine learning.
  • Resiliência no armazenamento de dados: Multicloud é vista como uma forma de evitar a perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na cloud. Além disso, é considerada como uma opção de segurança, caso ocorra algum tipo de bloqueio do fornecedor da cloud.
  • Orquestração na gestão de dados: As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, por exemplo o armazenamento de dados, configurações de aplicações, bases de dados, servidores web e balanceadores de carga.
  • Flexibilidade no uso de recursos: A versatilidade da multicloud também permite que as organizações mantenham os recursos computacionais o mais próximo possível de seus utilizadores de forma a obter o desempenho ideal e uma latência mínima.
  • O uso de diferentes nuvens permite ainda que as empresas se mantenham atualizadas e utilizem sempre as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas pelos fornecedores de serviços cloud.

Qual a diferença entre Cloud Híbrida e Multicloud?

Uma cloud híbrida pode ser considerada uma Multicloud, e uma Multicloud pode também ser considerada uma Cloud Hybrid, porém são conceitos diferentes.

O conceito de Cloud Híbrida é aplicado quando estamos perante uma arquitetura que combina dois tipos de cloud, uma cloud pública e uma cloud privada. O conceito de Multicloud refere-se à combinação de duas clouds públicas de diferentes fornecedores de cloud.

Conclusão

Antes de optar por algum modelo (Cloud Híbrida ou MultiCloud), deverá olhar para as necessidades da sua empresa de forma a encontrar a melhor solução. Ambos os conceitos têm vantagens para o negócio e é aqui que um especialista que analise as suas necessidades, prioridades e os objetivos pretendidos poderá ser uma mais-valia para o ajudar a decidir o tipo de abordagem e investimento a fazer.