Banner Artigos Portal IDC_AuTOMACAO

Automação de processos de negócio: Mais eficiência e menos custos

Por BI4ALL

Com a incerteza dos últimos tempos, as empresas sentiram necessidade de realinhar estratégias, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, de forma a manter o negócio saudável e competitivo.

Processos de negócio complexos, que dão origem a erros e a resultados ineficientes, podem significar menos competitividade e até comprometer a viabilidade da organização. E, uma vez que os processos impactam diretamente na rentabilidade, na eficiência e no serviço ao cliente, as empresas procuram hoje otimizar e melhorar os fluxos de trabalho.

Segundo a Gartner, em 2024, as organizações reduzirão os custos operacionais em 30%, combinando tecnologias de hiperautomação com processos operacionais redesenhados.

O que é um processo de negócio?

Um processo de negócio é um conjunto de tarefas que geram um resultado com valor para o cliente, através da entrega de um produto ou serviço.

Ao automatizar processos repetitivos e complexos, consegue aumentar a produtividade, gerar mais eficiência e reduzir os custos. Além disso, consegue libertar os colaboradores para tarefas mais inovadoras e estratégicas.

Com soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, consegue ainda, por exemplo, monitorizar os stocks, melhorar os fluxos de trabalho e prestar um melhor serviço ao cliente. Ao implementar uma cultura de inovação na sua empresa, potencia os resultados, eleva a produtividade, reduz custos e proporciona uma maior eficiência e transparência para o seu negócio, tornando-o mais competitivo e rentável.

Processos complexos – Automação – Melhores Resultados

Hoje é quase impossível (para não dizer impossível) para qualquer empresa não ter um controlo absoluto do stock, das vendas, da logística ou dos principais indicadores de desempenho até porque uma monitorização precisa é sinónimo de melhores decisões.

Não é assim novidade que a automatização de processos traga inúmeras vantagens a todos os departamentos, das Operações, aos Recursos Humanos, passando pela Logística ou pelo Marketing.

Ter, por exemplo, um sistema em armazém automatizado permite um maior controlo do stock ou até localizar os artigos de forma mais rápida e eficaz, poupando tempo aos colaboradores e otimizando o serviço ao cliente.

Imagine agora os contratos ou faturas que recebe diariamente e que são precisos inserir num sistema manualmente. Ter uma solução tecnológica que lhe permita ter os dados que constam nos documentos de forma automática disponíveis, que cria alertas para prazos importantes ou que permite consultar rapidamente representa enormes ganhos de produtividade e minimização de erros.

Infografia Automacao

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permitem-lhe otimizar todos os processos da organização de forma a conseguir integrar todas as áreas, eliminar tarefas duplicadas ou analisar os principais indicadores de desempenho de forma simples.

Ter processos automatizados é sinónimo de mais eficiência e menos custos, o que representa maiores vantagens competitivas num mercado instável e global. Hoje é fundamental que as empresas tenham um controlo dos processos de forma a manterem a competitividade, gerarem oportunidades de negócio e colmatarem erros que retiram rentabilidade.