Business team working together. Businessman using tablet for analyzing data stock market in monitoring room with team pointing on the data presented in the chart, financial investment concept.

Analisar o desenvolvimento do ecossistema do Data Monetization

O Digital Leader Panel, sob o tema Data Monetization, reuniu Fernando Bação, Professor Catedrático na Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa; Fernando Bártolo, Head of Data Analytics, Siemens Lisbon Tech Hub e Francesco Costigliola, Deputy Director – Business Intelligence & Advanced Analytics, EDP Comercial.

IDC Data Monetization & Management 2021 - Digital Leader Panel - Data Monetization | Fernando Bação, Professor Catedrático na Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa; Fernando Bártolo, Head of Data Analytics, Siemens Lisbon Tech Hub; Francesco Costigliola, Deputy Director - Business Intelligence & Advanced Analytics, EDP Comercial

O Digital Leader Panel dedicou-se a discutir de que forma os dois convidados estão a olhar para o desenvolvimento do ecossistema do Data Monetization.

Após uma breve apresentação por parte dos dois oradores, sobre o que faziam nas funções que integravam nas suas empresas, foi Fernando Bártolo quem avançou que, de uma forma geral, a gestão dos dados será sempre um desafio, na medida em que, sem dados, a atividade do setor pode ficar comprometida. «A qualidade e a quantidade, especialmente em Advanced Analytics pode ser um problema» referiu o responsável. No caso particular da Siemens, têm muitos dados, tendo como desafios: terem «um landscape muito heterógenio», exigindo um trabalho de harmonização dos mesmos para os utilizar, tal como avançou Fernando Bártolo. Outro dos desafios apontados por este, são as skills dos colaboradores e da própria cultura da organização; quando se fala das skills mais técnicas a questão facilmente é contornada, mas no que diz respeito à cultura organizacional é mais enraizado, exige um trabalho mais demorado.

De seguida, falou Francesco Costigliola, para quem a questão da quantidade é notoriedade: «existem mais fontes ou formas de obter os dados, por outro lado, no caso da EDP, apostámos muito na estruturação das diversas fontes que existem». No caso da EDP, tal como referiu o responsável, o desafio é inverso à Siemens: «o problema é um pouco inverso, nós não nascemos internacionais. Estamos a expandir, o que pode facilitar já que temos uma estrutura e vamos alinhavar tudo à estrutura».

Fernando Bação avançou com a discussão, falando de temas como: «o pessoal de gestão beneficiaria em ter uma compreensão, não técnica, mas mais aprofundada de como se constrói um modelo de Machine Learning e o que é que está implícito a isso mesmo.» Falou ainda a importância de ter do lado do negócio um parceiro que compreenda os desafios, os limites e os ingredientes necessários para desempenhar este trabalho. Os dois oradores convidados falaram de como gerem esta relação no seio das suas organizações, quais as suas experiências e quais os desafios que enfrentam. Seria inevitável num painel de Data Monetization não falar de qual será o futuro e a evolução dos dados.

Conheça a opinião dos dois especialistas convidados, Fernando Bártolo e Francesco Costigliola, na entrevista acima que reflete não só a evolução do Data Monetization, como também a importância que este tem tido nas organizações. Fernando Bação concluiu que esta conversa foi importante na medida em que, «muitas vezes nesta conversa, andamos a pairar naquelas zonas mais estratosféricas e estratégia» e no caso dos dois convidados contou não só a experiência prática, como também o modo de operacionalizarem as várias ações.