Orange,  blue technology background/Orange and blue technology background circuit board and code

A Importância de Saber Tirar Partido dos Dados a Nosso Favor – Confluent no IDC Data Monetization & Management 2021

As decisões estratégicas têm de ser baseadas nos dados que cada organização possui. Só assim, será possível caminhar rumo ao sucesso. Mas esta tomada de consciência nem sempre é fácil de conseguir e, mesmo nesses casos, pode demorar a colocar em prática.

A Importância de Saber Tirar Partido dos Dados a Nosso Favor - Confluent no IDC Data Monetization & Management 2021

Os dados estão a mudar o nosso mundo a um compasso acelerado. Disso ninguém duvida. Gonçalo Pina, account executive da Confluent Europe foi ao IDC Data Monetization & Management 2021 falar sobre esta realidade e o consequente impacto que ela terá nas empresas um pouco por todo o mundo.  

Importa, desde logo, aprender a fazer frente a este desafio e aproveitá-lo a nosso favor. Sabendo, à partida, que tudo aquilo que fazemos produz dados, a grande questão passa por receber esta informação de diferentes fontes, unificá-la e conseguir colocá-la à disposição do sistema de aplicações que a vai consumir, imprimindo valor real ao negócio.  

Não será por acaso que, algumas das empresas com mais êxito atualmente, entenderam há muito que as decisões estratégicas têm de ser baseadas nos dados que possuem. E o que, afinal de contas, se consegue alcançar é tão fácil de resumir em apenas duas ideias: por um lado melhorar a experiência do cliente e, por outro, utilizar esses dados para tomar as melhores decisões operativas.  

Gonçalo Pina aproveitou ainda para falar na importância da eficiência operacional e, neste campo, as plataformas de logística da Amazon são um bom exemplo, com todas as decisões e processos baseados em dados. Mas então porque não replicar isso nas nossas organizações? Talvez porque as infraestruturas tecnológicas sejam ainda demasiado pesadas para o conseguir… 

Neste campo, a Confluent assume-se como parceiro pronto a dar uma ajuda, procurando ser, desde logo, o sistema nervoso central dos dados de todas as organizações.   

IDC Data Monetization & Management maio 2021, Lisboa
Gonçalo Pina
Account Executive, Confluent Europe