3

Transformação Digital na Área da Saúde

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS começou por “Levantar de véu” sobre o que fará a SPMS nos próximos anos na área da Transformação Digital no setor da saúde.

Luís Goes Pinheiro | Presidente do Conselho de Administração da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde)

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS começou por “Levantar de véu” sobre o que fará a SPMS nos próximos anos, na área da Transformação Digital. A atividade da SPMS nesta área assenta, segundo Luís Goes Pinheiro, em 4 pilares: infraestruturas, ferramentas para profissionais da área da saúde, ferramentas para os cidadãos e gestão de dados, procurando acima de tudo modernizar os postos de trabalho, por um lado, e criar uma maior proximidade com os cidadãos, por outro. A Modernização do ecossistema da saúde em Portugal passa por criar «um serviço que toda a gente sinta como seu».

Os 4 pilares, tal como o Presidente do Conselho de Administração teve oportunidade de dizer, passam por um conjunto de iniciativas como: modernizar postos de trabalho, garantir wi-fi em todos os locais da saúde, simplificar o trabalho dos profissionais de saúde ajudando numa melhor tomada de decisão, gerir os mais de 80 sistemas de informação de forma eficiente, obter e reutilizar mais e melhores dados, ampliar a capacidade de armazenamento dos dados e apostar na Inteligência Artificial.

Luís Goes Pinheiro terminou a apresentação referindo que «o Estado tem de estar na linha da frente a testar novas ferramentas, não só para criar conhecimento interno, mas também para pressionar o mercado no sentido da evolução. O Estado tem a obrigação de ser promotor da inovação.».