Sustainability HP e IDC

Sustentabilidade HP Portugal & IDC: O Que É Bom para o Ambiente É Bom Para as Empresas

A HP tem como missão criar tecnologia que melhore a vida das pessoas, organizações e comunidade em todo o mundo. É através da sua estratégia de sustentabilidade que pretendem faze-lo com o menor impacto possível no planeta.

Sustentabilidade HP Portugal & IDC: O Que É Bom para o Ambiente É Bom Para as Empresas

O  conceito de valor empresarial tem mudado de forma significativa nos últimos anos. A sustentabilidade tem vindo a estar no centro de decisões das empresas, nomeadamente, da HP Portugal. 

A HP tem como missão criar tecnologia que melhore a vida das pessoas, organizações e comunidade em todo o mundo. É através da sua estratégia de sustentabilidade que pretendem faze-lo com o menor impacto possível no planeta.

Visão da HP

Atualmente espera-se que as empresas façam mais do que simplesmente criar riqueza. Espera-se que utilizem os seus recursos para promover causas sociais importantes, defender valores, fornecer confiança às indústrias, aos governos e às comunidades de todo o mundo. 

Na HP Portugal, criamos tecnologias que melhoram a vida de pessoas, organizações, e comunidades em todo o mundo. Transformamos a maneira como concebemos, produzimos, entregamos e reutilizamos os produtos, para impulsionar o progresso na direção de uma economia mais eficiente, circular e de baixo carbono.

A nossa estratégia de impacto na sustentabilidade procura soluções que mantêm os materiais em uso pelo maior tempo possível e cria uma mudança positiva e duradoura para o planeta, para as pessoas e para as comunidades.

Como exemplo do nosso trabalho nesta área, a HP Portugal  é uma das apenas cinco empresas  que alcançaram uma pontuação triplo A atribuída pela organização ambiental CDP, pelo compromisso no combate às mudanças climáticas, proteção de florestas e dos recursos hídricos. De igual forma foi distinguida em 2021 pela revista Newsweek, com o primeiro lugar no estudo “America’s Most Responsible Companies”.

 Exemplo Dragonfly 

O HP ELITE DRAGONFLY é mais um exemplo da integração da sustentabilidade elevado ao máximo. Um portátil premium, abaixo de 1Kg de peso,  chassi feito com 90% de magnésio reciclado, 50% do teclado feito com plástico reciclado de DVDs, trackpad construído com material reciclado, o DRAGONFLY tem mais de 80% de material reciclado integrado nas suas componentes mecânicas.

O impacto que criamos, não se esgota na construção de um produto, o DRAGONFLY é uma máquina potente, móvel e cheia de tecnologia moderna, com um robustez elevada, comprido com vários testes da norma MIL-STD-810, garantido a maior longevidade do produto e experiência para o utilizador.

Alavancar mudança 

Em relação ao PLANETA, tentamos causar impacto positivo, desde o desenho dos produtos até à produção, e desde o uso até à reciclagem. Estamos a transformar todo o nosso negócio num modelo económico mais avançado, eficiente, circular, e de baixo carbono.

Aplicando princípios de design alinhados com uma estratégia de sustentabilidade, estamos a criar o que pensamos ser o portefólio mais sustentável do mundo.

Nas PESSOAS, a nossa missão é capacitar as pessoas a prosperarem no seu trabalho, em casa, e nas comunidades aonde vivem, através da nossa tecnologia. A diversidade, inclusão, e defesa dos direitos humanos, são valores presentes em tudo o que fazemos.  

Nas COMUNIDADES, através do poder da tecnologia, queremos tornar acessível a educação e o acesso às oportunidades económicas. Melhorar a resiliência das sociedades aonde atuamos, e a sua vitalidade.

Para fazer o que fazemos, dependemos de um extenso, complexo e dinâmico ecossistema de fornecedores. Através de programas e investimentos, a HP procura influenciar todo este ecossistema na adoção destes valores.

Alguns exemplos de impacto na sustentabilidade:

  • Reciclamos 25.000 toneladas de plástico, que foram integrados no fabrico de novos produtos.
  • Reparamos, demos mais longevidade ao produto, cerca de 4.62 milhões de equipamentos.
  • Reutilizamos 1.21 milhões de equipamentos.
  • Desde 2016 reciclámos mais de 528 MIL toneladas de hardware e consumíveis.
  • Board of directors mais diversificado da indústria Americana no setor das tecnologias.
  • 63% das novas contratações nos estados Unidos são de grupos sub-representados.
  • Através de programas de bem estar e educação impactamos mais de 266 MIL trabalhadores fabris.
  • Mais de 28 milhões de estudantes beneficiarem de algum programa de educação da HP. 
  • Desde 2016, os colaboradores da HP contribuírem com mais de 429 mil horas de trabalho voluntário nas comunidades em que vivem.
março 2021, Lisboa


Segundo a IDC:

As exigências para avanços na tecnologia digital estão intrinsecamente ligadas à expansão da população humana e ao seu impacto no planeta. Nos últimos 40 anos, o número de pessoas que andam na Terra mais do que duplicou, passando de 3,7 mil milhões para quase 7,8 mil milhões. A revolução verde na agricultura, urbanização, melhorias nos cuidados de saúde e as sofisticadas cadeias de abastecimento que tornaram possível o crescimento da população, colocou um enorme stress nos recursos, nos ecossistemas terrestres e aquáticos e no clima. Os seres humanos sempre impactaram os seus ambientes - mas a era atual, conhecida como a Antropoceno, marca a primeira vez que a atividade humana ultrapassou o ambiente. (Antropoceno, a era geológica marcada pela ação humana. Quase a terminar, o ano de 2020 vai ficar para a História com um novo recorde. Pela primeira vez, estima-se que o peso combinado de todos os materiais produzidos pelos seres humanos superou o total de todos as plantas e animais do mundo.

A IDC desenvolveu uma iniciativa “Digital Society Impact” visa investigar o impacto que a indústria das TIC tem em objetos chave da sustentabilidade pessoas/indivíduos, comunidades e o planeta. Conforme foi referido diversos intervenientes têm um papel na criação de uma sociedade mais sustentável.

A IDC considera que a indústria de TI tem a obrigação moral de fazer parte da solução. 

José Correia
Managing Director na HP Portugal
Gabriel Coimbra
Group Vice President and Country Manager at IDC