AdobeStock_164370824

Crédito nos Pagamentos – do banco para a loja

Após uma fase de concentração das lojas on-line que levou à criação de gigantes neste sector nos últimos quinze anos, sucedeu-se um processo crescente de fidelização dos consumidores, fenómeno já expectável.

Concessão de crédito na  loja on-line e o impacto na indústria dos cartões de crédito

Após uma fase de concentração das lojas on-line que levou à criação de gigantes neste sector nos últimos quinze anos, sucedeu-se um processo crescente de fidelização dos consumidores, fenómeno já expectável.

Com estes dois vetores assegurados, dimensão e fidelização, o passo natural seguinte destes agentes, e enquadrado na estratégia de controlo de toda a cadeia do negócio, foi o controlo do preço de produção e da distribuição. 

IDC Digital Innovation Connection novembro 2020, Lisboa

Nesta altura, o único passo que restava era o da concessão de crédito. A utilização do cartão de crédito até agora o veículo preferencial para estes pagamentos está em risco. A lojas de comércio on-line preparam-se para assumir também este papel, tornando-se um fator disruptivo no atual sistema financeiro. Esta transformação irá ter um impacto tremendo no retalho, mas também nos veículos de titularização de dívida subjacentes.

Por último, a  previsibilidade da extensão de sistemas de open-banking a um nível global, estão a fazer surgir novos agentes especializados no complemento de serviços à concessão de crédito em real-time.

José Manuel Nunes
Board Member na Asseco