Business Team Working Accounting Correspondence Concept

Contratação Pública de Seguros Vista à Lupa

Num mercado que vale 300 milhões de euros e conjuga cerca de mil entidades diferentes, importa saber exatamente quais os seguros procurados, quais os que estão a acabar e quem contrata a quem. A plataforma desenvolvida pela GovWise em parceria com a IDC Portugal vem ajudar a assegurar essa análise fina de toda a informação disponível em dados abertos.

Contratação Pública de Seguros Vista à Lupa

A GovWise trabalha sobre dados abertos, aplicando algoritmos de Inteligência Artificial para retirar o máximo valor desses dados. Francisco Vaz Figueiredo, Co Founder da GOVWISE Insurance veio ao Digital Innovation Connection falar sobre um projeto desenvolvido em parceria com a IDC Portugal para os clientes na área seguradora. 

Trata-se de uma plataforma que apresenta 10 histórias de dados e tem como finalidade assegurar o fornecimento de análises avançadas que permitem às seguradoras saber exatamente o que se está a passar e o que se vai passar ao nível da contratação pública em matéria de seguros.  

Conforme recorda Francisco Vaz Figueiredo, “a contratação pública é o maior mercado em qualquer país e, no caso de Portugal, há um valor muito significativo investido por mais de 5 mil entidades publicas nos mais diversos tipos de seguros”. 

IDC Digital Innovation Connection Novembro 2021, Lisboa

Esta plataforma vem permitir o fornecimento “de uma análise fina do tipo de seguros em contratação, quando são contratados por cada entidade pública e de que forma”. A classificação dos dados dos contratos é feita por via da utilização de algoritmos associados à tecnologia NLP “permitindo análises que, anteriormente, não era possível obter”.  

Na apresentação, Francisco Vaz Figueiredo aproveitou para fazer a demonstração da plataforma e das suas diversas funcionalidades. O produto conta com um histórico de compras públicas de seguros “que representa 300 milhões de euros, revelando a evolução por tipo de seguro, a evolução das compras e fazendo ainda comparações com períodos homólogos, assim como uma listagem dos principais compradores e fornecedores ao nível dos seguros”.  

A plataforma disponibiliza filtros específicos que permitem aceder a informação fina sobre os seguros, dividindo-os nas suas várias categorias. Contas feitas, a plataforma desenvolvida pela GovWise em parceria com a IDC Portugal facilita a recolha e estruturação dos dados com ferramentas de tratamento e visualização da informação que ajudam a melhorar e a focar o esforço comercial nos setores que realmente interessam”, disse ainda Francisco Vaz Figueiredo. 

Francisco Vaz Figueiredo
Co-Founder at GOVWISE