Teamwork in the office

A Transformação Não é Só dos Negócios, é de Toda a Sociedade

O Digital Leaders Panel Future of Data & Technology Powered by Minsait contou com a abertura de Vicente Huertas Pardo, da Minsait e Teresa Girbal da ESPAP, José Henriques do Crédito Agrícola, Verónica Soares Branco do Pestana Hotel Group e Miguel Costa Moreira da Sonae MC, o painel foi moderado por Pedro Borralho da IDC e da Zertive.

O Digital Leaders Panel "Future of Data & Technology" Powered by Minsait, começou com uma breve introdução por parte do Country Manager da Minsait Portugal, Vicente Huertas Pardo. Sobre o tema, o orador convidado destacou «A transformação não é só dos negócios, é de toda a sociedade. Afinal, no nosso dia-a-dia tanto nós como cidadãos, as máquinas, os veículos, os telemóveis, acabam por transformar a nossa vida e a nossa forma de entender os negócios e a sociedade». Foi assim que de seguida avançámos para o painel que contou com a presença da ESPAP, Crédito Agrícola, Pestana Hotel Group e Sonae.

Pedro Borralho Associated Partner da IDC Consulting & Partner na Zertive, após uma breve apresentação do painel, referiu que «tal como foi Vicente referia há pouco, hoje em dia nós lidamos em cada organização, com volumes de informação vastíssimos que já ultrapassam a capacidade humana para os conseguir processar, portanto, o desafio que as organizações enfrentam é como conseguir gerir estas quantidades imensas de informação e tirar valor de lá.».

José Henriques, CTO do Crédito Agrícola, começou logo por introduzir que o desafio tecnológico da Banca, «é um desafio das pessoas e um desafio organizacional». O Responsável falou-nos sobre Legacy, Dados, Regulação e RGPD, e os desafios que estes levantam ao Crédito Agrícola. De seguida, Miguel Costa Moreira, Executive Board Member da Sonae MC, falou-nos dos desafios do ponto de vista do Retalho, para uma das referências nacionais do setor e que se destaca pela inovação. Tal como destacou o Responsável, «os dados são um ativo totalmente incontornável e crítico dentro da SONAE MC».

Teresa Girbal, Vice-presidente da ESPAP (Entidade de Serviços Partilhados para a Administração Pública), veio dar-nos o seu testemunho quanto ao futuro dos dados, os seus desafios e de que forma é que estes acrescentam e criam valor ao Estado português. Pese embora alguns desafios serem os mesmo de alguns dos setores presentes no painel, a verdade é que no Estado existem outros tantos que merecem igual atenção. Por fim foi passada a palavra a Verónica Soares Franco, CHRO no Pestana Hotel Group. É um facto que setor Hoteleiro foi altamente penalizado com a pandemia e teve de fazer face a um conjunto de desafios sem precedentes. No âmbito dos dados, nas palavras da Responsável, a pandemia foi uma oportunidade de pararem e repensarem aquilo que era a arquitetura de dados sem terem a pressão da operação.

Este Digital Leaders Panel mostrou-nos o quão vivemos rodeado de dados e quão incomensurável pode ser para as empresas, gerirem tanta informação. O desafio é tanto maior, uma vez que a velocidade da tomada de decisão é crescente. Conheça as opiniões a fundo do nosso diversificado e interessando Digital Leaders Panel, "Future of Data & Technology Powered by Minsait" no vídeo abaixo.

IDC Directions 2021 | Digital Leaders Panel Future of Data & Technology Powered by Minsait