ramon-salinero-vEE00Hx5d0Q-unsplash

A Modernização Administrativa da Administração Pública – O Caso do id.gov.pt

Sara Carrasqueiro, Member of Board da AMA – Agência para a Modernização Administrativa – acompanhada de André Vasconcelos, Gestão de Projeto do ID Gov, apresentaram o Caso de Sucesso do id.gov.pt.

Sara Carrasqueiro, Member of Board da AMA - Agência para a Modernização Administrativa - acompanhada de André Vasconcelos, Gestão de Projeto do ID Gov, apresentaram o Caso de Sucesso do id.gov.pt. A AMA tem como missão ajudar a Administração Pública nos seus processos de modernização e oferecer serviços públicos mais inclusivos, eficientes e simples. Sara Carrasqueiro apresentou a aplicação ID Gov, que permite aos cidadãos identificarem-se perante os agentes e funcionários públicos usando apenas o telemóvel.

De acordo com André Vasconcelos, Gestor de Projeto ID Gov, a aplicação vai permitir guardar, partilhar e consultar versões digitais dos documentos de identificação: cartão do cidadão, carta de condução e cartão da ADSE - com o mesmo valor legal que se fossem apresentados fisicamente. E com toda a segurança.

Sara Carrasqueiro e André Vasconcelos terminaram a apresentação referindo os casos de uso da app id.gov.pt, já usada por 400.000 cidadãos: validação à entrada de um edifício, levantamento de encomendas, abertura de contas ou apresentação dos documentos numa operação Stop. Ficou ainda a promessa de disponibilizar novos documentos de identificação num curto prazo.