john-adams-1xIN4FMR78A-unsplash

Voltar a Falar do IT

Falou sobre o Digital Infrastructure in the Future: Ana Rocha de Oliveira, Sales Manager da Red Hat Iberia, António Pires, Vice Presidente do Conselho de Administração Carris, Teresa Girbal, Vice Presidente da ESPAP e Tiago Leitão, Diretor de IT Service Delivery da Cetelem, com Bruno Horta Soares da IDC como moderador.

O Plenary Panel que falou sobre "The role of Digital Infrastructure in the Future IT", começou por refletir sobre deixar cair a transformação digital e volta a falar em IT - "Future of IT". Nos últimos anos houve a necessidade de mostrar as empresas de que a transformação digital não era um tema do IT, mas sim passar a ideia de que era o negócio que se tinha de transformar. O moderador do painel Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor da IDC, partilhou que "acima de 50% das organizações já têm estratégias de transformação digital". Seguindo esta reflexão e qual o papel do CIO nas organizações, que o Moderador passou a palavra aos oradores.

A primeira pergunta feita pelo moderador, foi se o CIO será capaz de ser este Chief Digital Capability Officer? Começou por responder António Pires, Vice Presidente do Conselho de Administração Carris, que afirmou que "o CIO vai ter de estar preparado para ser este capability officer", na medida em que "é aquele que permite que o negócio se realize". Seguindo a mesma linha de reflexão, Tiago Leitão, Diretor de IT Service Delivery da Cetelem, partilhou o caso particular da Cetelem, que está organizada em 3 pilares: IT, Operações e Transformação, destacando ainda que o "o CIO tem cada vez mais o papel do Facilitador".

A segunda questão vem na sequência de um momento crucial para todo o mundo e onde foi necessário demonstrar resiliência, a pandemia: de que forma é que o CIO pode ser o Chief Resilience Officer? Quando foi necessário pôr todos os colaboradores em casa, quem salvou a situação foram os CIO. Teresa Girbal, Vice Presidente da ESPAP,  apresentou o caso da Administração Pública nesse momento tão crítico da sociedade, segundo a oradora "as competências que o IT dá à organização não são tão percebidas, até ao momento que são necessárias". As competências tecnológicas já existiam, passaram a ter uma importância muito maior, após a pandemia, afirmou ainda a Responsável.

Foram várias as entidades que beneficiaram, ou souberam beneficiar, dos desafios levantados pelo Covid, uma delas uma organização, que trouxe ao IDC Cloud Roadshow 2022 uma visão de parceiro e que pertence ao ecossistema das tecnológicas: a Red Hat - patrocinador deste Plenary Panel "The role of Digital Infrastructure in the Future IT". Respondendo à pergunta, se são parceiros do negócio ou só do IT, a Sales Manager da Red Hat Iberia, Ana Rocha de Oliveira, "o negócio é impossível estar separado (do IT)".

Foram várias as questões e pilares que trouxeram ao IDC Cloud Roadshow a reflexão sobre o papel do IT no negócio, das infraestruturas digitais e do futuro do IT.

Veja o vídeo na íntegra do Plenary Panel "The role of Digital Infrastructure in the Future IT", Powered by Red Hat.

IDC Cloud 2022- Plenary Panel The role of Digital Infrastructure in the Future IT Powered by Red Hat | Moderador: Bruno Horta Soares | Executive Senior Advisor @ IDC | Ana Rocha de Oliveira | Sales Manager @ Red Hat Iberia | António Pires | Vice Presidente @ Conselho de Administração Carris | Teresa Girbal | Vice Presidente @ eSPap | Tiago Leitão | Diretor de IT Service Delivery @ Cetelem