Big data stream futuristic infographic,digital futuristic technology in smart cloud server using ai artificial intelligence,Colorful particle wave,Data sorting flow process,5g,bigdata,iot,digital twin

O Futuro das Infraestruturas Digitais e da Cloud e os desafios para o IT – Futurescape 2022

O Digital Leaders Panel com o tema Future of Digital Infrastructure & Cloud – powered by Equinix; reuniu Tito Vieira da Ceger, Roberto Mantovani da Navigator, Carlos Paulino da Equinix Portugal, Carlos Jesus da Colt Technologies, Maximilian Sousa Xavier da Fidelidade, moderado por Nuno Carvalho da Zertive.

IDC FutureScape2022- Digital Leader Panel: Future of Digital Infrastructure & Cloud - Powered by Equinix | Moderador: Nuno Carvalho, Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive; Tito Vieira, General Director, Ceger; Roberto Mantovani, IT Manager, Navigator; Carlos Paulino, Managing Director, Equinix Portugal; Carlos Jesus, Vice President Global Service Delivery, Country Manager Portugal, Colt Technology Services; Maximilian Sousa Xavier, Head of IT Infrastructure & Operations Fidelidade

O IDC FutureScape2022, contou com um Digital Leader Panel dedicado ao tema do "Future of Digital Infrastructure & Cloud", patrocinado pela Equinix e envolveu utilizadores de digital infraestruturas e prestadores de serviços. Como forma de introdução, o moderador Nuno Carvalho (Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive) começou por refletir sobre complexidade da função de IT, os desafios ao nível da organizações, os investimentos significativos necessários, a resposta ao negócio numa tentativa permanente para não ser atrito, mas impulsionador, tudo isto feito com recursos limitados (tempo, pessoas e dinheiro). Isto porque a transformação digital tem levado a tecnologia para áreas do negócio, onde até agora não havia essa necessidade. Temos visto um renascer do shadow IT, que antes era algo envergonhado e agora vem com glamour, chamando-se low code, no code e que traz vantagens enormes, acompanhadas de desafios muito grandes para quem tem responsabilidades em IT. Estes foram os desafios apontados pelo Moderador e que serviram de ponto de partida para o desenvolver do painel.  De lembrar que os Digital Leader Panels partem das previsões da IDC para 2022 e servem como ponto de partida para os oradores convidados no IDC FutureScape 2022.

Começou por desenvolver o tema, Maximilian Sousa Xavier (Head of IT Infrastructure & Operations na Fidelidade), que sobre a Inteligência Artificial e o Machine Learning aplicados à segurança e agilidade das infraestruturas digitais, referiu que: "Torna-se completamente impossível pelos meios tradicionais, as equipas de analistas de segurança e as equipas de IT, conseguirem olhar para todas as fontes e tirar daí as ilações necessárias para agir rapidamente. É aqui que entram muitos destes mecanismos de Inteligência Artificial e Machine Learning, que permitem fazer análises mais avançadas.". De seguida, foi passada a palavra a Roberto Mantovani (IT Manager da Navigator) que partilhou quais são os planos da Navigator para a modernização das suas aplicações legadas e core, e qual o papel de antecipa que a Cloud possa ter nessa modernização - veja o vídeo na íntegra, para não perder o testemunho desta empresa portuguesa, na área das infraestruturas e cloud.

A Colt Technology Services veio dar a sua visão enquanto service provider, na voz de Carlos Jesus (Vice President Global Service Delivery e Country Manager Portugal). O orador convidado falou-nos sobre qual o contributo da Colt para facilitar aos seus clientes a integração de padrões de performance, segurança, disponibilidade, edge computing e edge data. Carlos Jesus partilhou que tradicionalmente as tecnologias são muito flexíveis e a transformação dos últimos anos, vieram acelerar os processos de transformação nas próprias telecomunicações e a Colt tem feito o seu investimento nesse sentido. De um service provider, para a Administração pública, este painel foi bastante completo em testemunhos sobre o futuro das infraestruturas e cloud. Foi passada a palavra a Tito Vieira, General Director da Ceger, que partilhou com a plateia e painel qual o papel e a importância dos serviços cloud dos processos de Transformação Digital do Ceger e até que ponto estes ambientes multi cloud híbridos podem no futuro alargar o foot-print da cloud neste processo. No caso particular do Ceger, surgiu uma nova dimensão neste processo: os serviços informáticos sobre uma Rede - uma base robusta capacitada para os serviços digitais que iriam chegar. As intervenções terminaram como Carlos Paulino, Managing Director da Equinix Portugal, que veio partilhar de que forma service providers, como a Equinix, podem ajudar a lidar com estes desafios de complexidade, através de disponibilização de infraestruturas de self provisioning, com gestão transparente de ativos, com maior controlo e previsibilidade de custos.

Veja o vídeo completo do Digital Leader Panel, Powered by Equinix, e descubra com a IDC qual o "Future of Digital Infrastructure &Cloud".