high speed through city

Líderes digitais em Portugal esperam mudanças em relação ao local e modo de trabalho

Estudo da Equinix revela que 46% dos líderes digitais em Portugal aceleraram os seus planos de transformação digital e mais de um terço reforçou os seus orçamentos de TI para fazer face ao rápido crescimento do digital

Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, acaba de anunciar os resultados do seu estudo global anual Global Tech Trends Survey 2021que ausculta as opiniões de decisores de TI sobre as mais importantes tendências tecnológicas que afetam as empresas em todo o mundo, incluindo o impacto da COVID-19 no planeamento da infraestrutura digital das organizações.

Inquirindo 2.600 decisores de diversas empresas em 26 países nas regiões das Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, o estudo revelou que:

·       42% das empresas em Portugal reestruturaram a sua infraestrutura de TI para responder ao aumento do trabalho remoto e híbrido, reforçando os orçamentos de TI para acelerar a transformação digital.

·       62% dos líderes digitais em Portugal acreditam que haverá mudanças de longo prazo em relação ao local e modo de trabalho das pessoas dentro das organizações.

·       Metade das empresas inquiridas em Portugal tenciona expandir-se para novas regiões, países ou áreas metropolitanas, apesar das disrupções provocadas pela pandemia da COVID-19.

A transformação digital no futuro pós-pandémico em Portugal

A digitalização e o investimento na infraestrutura digital aumentaram devido à COVID-19. 46% dos líderes digitais auscultados em Portugal afirmaram ter acelerado os seus planos de transformação digital devido à pandemia, enquanto 38% dos inquiridos portugueses revelaram que os seus orçamentos foram incrementados para satisfazer o rápido crescimento da procura digital.

Houve também uma grande reformulação das estratégias de TI em Portugal, para fazer face aos desafios emergentes da pandemia. Mais da metade (53%) dos líderes digitais portugueses disseram que reviram a sua estratégia de TI na sequência da COVID-19, e 52% dos respondentes mostrou intenção de investir em tecnologia, para potenciar a sua agilidade na fase pós-pandemia.

Questionados sobre quais eram as maiores prioridades da sua organização em termos de estratégia digital, 79% dos entrevistados portugueses confessaram que a digitalização da sua infraestrutura de TI era uma prioridade de topo, com quase dois terços (65%) a considerar a interconexão como um facilitador fundamental da transformação digital.

Impacto (menor) da pandemia nos planos de expansão das empresas

·       50% das empresas portuguesas mantêm planos de expansão para novas regiões, países ou áreas metropolitanas, confirmaram os líderes digitais inquiridos.

·       Desses 50%, quase dois terços (62%) planeia atingir esse objetivo de forma virtual, sem necessidade de investimento em infraestrutura física nos mercados-alvo.

A interconexão como promotora do sucesso dos negócios

·       60% dos líderes de TI em Portugal afirmaram acreditar que a interconexão – intercâmbio direto e privado de dados entre organizações – irá ajudar a “navegar” pelos desafios que se avizinham devido à COVID-19.

·       47% dos entrevistados portugueses confirmaram que a interconexão é fundamental para a sobrevivência da sua organização.

De acordo com Carlos Paulino, Diretor Geral da Equinix em Portugal, “este estudo da Equinix – incluindo dados específicos de Portugal – confirma que a transformação digital é uma prioridade para a grande maioria dos líderes digitais no nosso país, bem como em todo o mundoA COVID-19 acelerou a transformação digital das organizações em Portugal e muitas delas reforçaram os seus orçamentos de TI para fazer face ao rápido crescimento do digital. A maioria dos decisores de TI em Portugal concorda que a interligação é um facilitador fundamental da transformação digital e que irá ajudar a enfrentar os desafios decorrentes da pandemia. A Equinix dá suporte à transformação digital das empresas em Portugal, ajudando-as a implementar a sua infraestrutura digital e a aceder aos principais provedores de cloud e ecossistemas que são cruciais para o seu sucesso.”

Global Interconnection Index (GXI) Volume 4, um estudo de mercado publicado recentemente pela Equinix, prevê que a largura de banda de interconexão – a medição da conectividade privada para transferência de dados entre organizações – atingirá uma taxa de crescimento anual global de 45% (CAGR) de 2019 a 2023. O crescimento esperado é impulsionado pela transformação digital e, especificamente, pelo aumento da tendência de expansão da infraestrutura digital das empresas, de locais centralizados para pontos de presença distribuídos.

Para saber mais sobre o Global Tech Trends Survey da Equinix, ou descarregar uma cópia, visite a página web do estudo.