Design sem nome (2)

Câmara Municipal de Nelas renova o seu data center com solução ModSecur

A nova infraestrutura permite uma gestão eficaz de todos os componentes e um aumento da eficiência energética do data center.

A Câmara Municipal de Nelas escolheu a solução ModSecur IT Room da Maxiglobal para reestruturar o seu data center. Identificada a necessidade de criar redundância dos componentes e de aumentar a segurança da sala técnica, implementou-se uma solução “eficiente, escalável, tecnológica e com grande capacidade de monitorização”, refere Pedro Fidalgo, Responsável pelo Gabinete de Tecnologias de Informação da Câmara Municipal.

Continuidade operacional garantida

O novo data center foi implementado numa fase extremamente importante para os órgãos de administração pública, uma vez que a pandemia por Covid 19 exige uma maior resposta a nível informático. Atualmente, os utilizadores da Câmara Municipal recorrem cada vez mais a serviços online pelo que “é essencial ter uma solução que garanta elevada disponibilidade e eficiência operacional”, afirma Pedro Fidalgo.

O ModSecur IT Room apresenta redundância para todos os componentes, o que trouxe melhorias significativas para a Câmara de Nelas. “Antes tínhamos duas unidades de ar condicionado que funcionavam em simultâneo 24 horas por dia e sem qualquer monotorização possível. Com a solução implementada, temos um sistema redundante que nos permite alcançar uma redução significativa dos gastos energéticos”, conta-nos Pedro Fidalgo.

Também a nível da segurança física, as melhorias são evidentes. Com a nova solução, é possível monitorizar em tempo real e de forma permanente tudo o que se passa no data center. “Anteriormente não tínhamos qualquer controlo no data center, o que comprometia a segurança e a operacionalidade dos sistemas. Com o ModSecur IT Room conseguimos ter um controlo total sobre todas as ocorrências no data center, uma vez que seremos notificados de imediato caso ocorra algum problema, como por exemplo uma tentativa de intrusão ou falha elétrica”, acrescenta Pedro Fidalgo.

A gestão de toda a infraestrutura é realizada através do ModSecur DMS, uma solução profissional de monitorização que regista dados e envia alertas via SMS e E-mail. A sala técnica dispõe ainda de um sistema de videovigilância e controlo de acessos, de modo a evitar e detetar tentativas indesejadas de intrusão.

Confiança nas soluções da Maxiglobal

A escolha recaiu sobre a marca ModSecur pois a proposta apresentada foi “a que melhor respondia às necessidades” da Câmara Municipal, refere Pedro Fidalgo. O projeto de implementação correu “conforme o esperado, não havendo atrasos durante todo o processo e com um acompanhamento contínuo e extremamente profissional”.

A solução ModSecur implementada é modular, escalável e redundante, garantindo ao Cliente uma capacidade de crescimento. A escalabilidade ganha especial relevo nesta fase de pandemia, em que o volume de dados aumenta exponencialmente a cada instante.

A Maxiglobal está no mercado há 22 anos e tem cerca de 150 data centers implementados a nível nacional e internacional. Os seus principais objetivos são assegurar a satisfação dos clientes e apresentar-lhes soluções que visem a segurança da informação, a acessibilidade técnica e a sustentabilidade dos negócios.