blue geometric  shape abstract technology background

A Transformação Digital Acelerada pela Pandemia

Timóteo Figueró, Research & Consulting Manager, foi quem conduziu o Digital Leader Panel – Automation & Operations, do IDC Multicloud Conference 2021, que juntou Frederico Lopes das Águas do Norte, Manuel Domingues do Novo Banco e Diogo Lopes da Sumol+Compal.

IDC Multicloud Conference 2021 | Digital Leader Panel | Automation and Operations

Após introduzir o painel, Timóteo Figueiró (Research & Consulting Manager) começou por passar a palavra a Diogo Lopes, IT and Digital Transformation Director da Sumol+Compal, que nos veio falar como a pandemia impactou a estratégia de adoção de cloud computing. No caso da Sumol+Compal, o trabalho de análise, compreensão e planeamento da estratégia de Cloud já fora iniciado. A estratégia digital que estava prevista iniciar em 2020, com a pandemia acabou por ser acelerada. A unificação dos canais de comunicação (Teams, Zoom ou Google Meets) e a renovação do ERP, que já se encontrava um pouco datado, foram alguns do exemplos dados por Diogo Lopes.

No caso do Novo Banco, o Head of IT, Manuel Domingues partilhou que, apesar de em 18/19 já terem iniciado a migração para o Office 365, a pandemia teve um efeito mais disruptivo: «a tecnologia estava cá, mas as pessoas não estavam disponíveis para usar, tal como começaram a usar a partir do momento que começou a pandemia», acrescenta o Responsável. O Head of IT do Novo Banco partilhou ainda que «ao final de uma semana tivemos a capacidade de pôr mais de 1000 pessoas a trabalhar fora do banco» e que o desafio passou pelas operações efetivas onde era preciso garantir a segurança informática da Instituição, bem como a privacidade da informação dos clientes e colaboradores. 

De acordo com Frederico Lopes, Diretor de Inovação e Tecnologias de Informação das Águas do Norte, em 2019 já tinham iniciado uma jornada digital que permitiu que em março do ano passado não sentissem praticamente diferença. De um dia para o outro colocaram 50% dos colaboradores em trabalho-remoto: «foi graças à digitalização que reduzimos ao mínimo a presença física dos nossos colaboradores nas nossas instalações». Por fim, concluiu que o Covid-19 veio espantar alguns "velhos do Restelo", que não acreditavam neste caminho do digital.

Veja o Digital Leader Panel na íntegra e conheça ainda como é que a modernização das aplicações é encarada pelas empresas e quais as estratégias de adoção de aplicações adotadas pela Sumol+Compal, Novo Banco e Águas do Norte.