Datasheets_DC

A infraestrutura cloud nativa será dominante em 2021

Já não restam dúvidas de que a infraestrutura tradicional não foi projetada para responder às exigências dos negócios digitais dos dias de hoje. A transformação digital exige uma infraestrutura moderna, que permita implementar e gerir à velocidade do software.

Já não restam dúvidas de que a infraestrutura tradicional não foi projetada para responder às exigências dos negócios digitais dos dias de hoje. Recentemente, testemunhámos o facto de, em apenas alguns meses, se terem operado mudanças em termos de transformação digital que, em condições normais, levariam anos a ocorrer. E esta tendência vai intensificar-se. Segundo a IDC, até final de 2021, 80% das empresas colocarão em prática mecanismos de migração para uma infraestrutura e aplicações com base na nuvem, a um ritmo duas vezes mais rápido do que antes da pandemia.

Tudo isto representa uma mudança fundamental na forma de pensar e planear a infraestrutura empresarial. A infraestrutura nativa na nuvem permite que as empresas criem, executem e orquestrem rapidamente aplicações escaláveis, ​​que podem ser distribuídas e implementadas globalmente, normalmente aproveitando uma arquitetura multicloud híbrida. Estas implementações são cada vez mais exigentes em termos de latência, disponibilidade, desempenho e agilidade.

Com uma infraestrutura digital moderna — englobando data centers, rede e hardware — os developers de aplicações podem implementar e gerir a infraestrutura distribuída à velocidade do software, podendo, assim, concentrar-se no que é mais importante: inovar e criar melhores aplicações.

A perspectiva da Equinix sobre a infraestrutura definida por software é a de que tudo o que pode ser automatizado deve sê-lo por meio de software. A capacidade de virtualizar conduziu a uma mudança de paradigma, que permite a implementação rápida de recursos de infraestrutura e a redução dos prazos de entrega, especialmente num ambiente multicloud híbrido. 

O ano de 2021 trará uma proliferação e uma adoção acelerada das tecnologias nativas na nuvem em praticamente todos os níveis da infraestrutura digital, desde o edge ao multicloud. E graças a serviços como o Equinix Fabric, as empresas podem conectar-se de forma privada, direta, segura e ultra-rápida aos principais provedores de cloud do mundo.

Carlos Paulino, Managing Director, Equinix, Portugal