banner_post-02

Web UX e UI

“Questions about whether design is necessary or affordable are quite beside the point: design is inevitable. The alternative to good design is bad design, not no design at all.” Douglas Martin – Book Design: A Practical Introduction, 1990

Recordo-me de uma altura na qual ninguém falava em UX ou UI, na qual o termo Web Design era um conceito moderno e estava - para a maioria das pessoas - envolto em mistério. Hoje, o web design desses tempos evoluiu: agora entende-se a importância da psicologia por trás da utilização das plataformas web. É uma necessidade, tendo em conta o aumento massivo da concorrência e a sua presença online. Para ter sucesso é necessário dar voz ao utilizador e saber como ele pensa.  

Para isso, temos duas vertentes que estudam e projetam conteúdos tendo em conta uma dimensão mais profunda e inconsciente da sua utilização.

Diferenças entre UI e UX
Diferenças entre UI e UX

UX é o acrónimo de User Experience design. Na web, UX design aborda o lado menos visível de uma plataforma web - tem por base o entendimento dos fatores psicológicos do utilizador que influenciam na definição da sua estrutura. Para que a experiência seja optimizada, há que existir um estudo prévio dos hábitos, necessidades, comportamentos, motivações e emoções do público alvo. Este trabalho inclui tarefas como o estudo do utilizador, arquitetura da informação, design de interação, testes de usabilidade e  definição da estratégia de conteúdo.

Para determinar a experiência a proporcionar ao utilizador, faz-se por norma um estudo prévio, e no final uma validação das ideias decorrentes do estudo inicial. Durante o estudo é comum a utilização da avaliação heurística, wireframes (rascunhos da arquitectura), análise competitiva, entrevistas e questionários a utilizadores ou relação de KPIs com o design a decidir.

Após terminado o estudo e definição da interface tendo por base as descobertas feitas, começa a fase de validação. Neste passo são feitos os testes de usabilidade e análise de desempenho para determinar se o produto está a cumprir os objetivos determinados. É feita uma recolha de dados de utilizadores de modo a fazer as alterações necessárias para que o design seja o mais eficiente possível. 

UI refere-se a User Interface design, anparte gráfica e visual. Trata daquilo que o utilizador vê - é o ponto de contacto entre o conteúdo do site ou aplicação e o seu público alvo. Tem por objetivo cativar o utilizador através de interfaces intuitivas e visualmente agradáveis. O profissional que define o design da interface pode ter contacto com ferramentas gráficas que vão desde teoria da cor e tipografia a manipulação de vectores e motion graphics.