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Tech Trends 2020

Tecnologia como driver da mudança. A Deloitte acaba de divulgar a 11ª edição do estudo “Tech Trends 2020”, que identifica as tendências tecnológicas com maior impacto nas empresas nos próximos 18 a 24 meses.

A Deloitte acaba de divulgar a 11ª edição do estudo “Tech Trends 2020”, que identifica as tendências tecnológicas com maior impacto nas empresas nos próximos 18 a 24 meses.

Nesta edição destacam-se as sinergias que se têm vindo a desenvolver entre as tecnologias digitais, a experiência humana e as cada vez mais sofisticadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), bem como a previsão de uma maior interatividade entre máquinas e pessoas através de plataformas digitais que conseguem captar o contexto envolvente e ter uma resposta aproximada à de um ser humano.

Entre as tendências que poderão criar novas oportunidades e desafios para as indústrias, nos próximos 18 a 24 meses, destacam-se as seguintes:

  • Digital Twins - uma ligação entre o físico e o digital: com a tecnologia Digital Twin a permitir às empresas a criação de modelos virtuais cada vez mais sofisticados, que potenciam a otimização de sistemas, produtos e serviços, as organizações vão começar a integrar cada vez mais nos seus processos a tecnologia IoT (Internet of Things), machine learning e infraestruturas informáticas avançadas para conseguir desenvolver novos modelos de negócio;
  • O despertar da arquitetura tecnológica: a arquitetura de sistemas vai tornar-se uma prioridade estratégica a partir do momento em que as empresas começarem a redefinir o papel do arquiteto e torná-lo mais ágil, responsivo e colaborativo.
  • Os arquitetos passarão, assim, a trabalhar de forma transversal ao negócio, juntamente com equipas de projeto não-técnicas, criando um importante fator diferenciador do ponto de vista da economia digital;
  • A tecnologia ao serviço da ética e da confiança: as empresas começam a aperceber-se que a implementação de tecnologia pode ser uma oportunidade para ganhar - ou perder - confiança e, com isso, clientes e reputação de marca. Nos próximos anos, os CIOs vão, por isso, começar a atribuir importância à chamada ética tecnológica e criar processos que ajudem as empresas a resolver problemas éticos ligados às novas tecnologias;
  • Plataformas hiper-realistas: para fazer face à excessiva mecanização nas interações digitais diárias, cada vez mais empresas estão a introduzir inteligência emocional nos seus sistemas tecnológicos, através de Inteligência Artificial, como machine learning e reconhecimento facial e de voz, que conseguirá mais facilmente detetar e responder a interações humanas. Desta forma será possível ter experiências digitais dotadas de emoção, que irão potenciar a ligação entre pessoas, sistemas, dados e produtos;
  • O poder financeiro e o futuro tecnológico: à medida que as empresas se tornam mais ágeis, os responsáveis financeiros terão de implementar novos modelos de trabalho. Isto significa que CIOs e CFOs terão, em conjunto, de explorar como é que uma nova abordagem financeira- seja através dos orçamentos disponíveis, do planeamento de investimento, entre outros- poderá redefinir o futuro da inovação tecnológica.

Aceda aqui ao estudo na íntegra.