upskill_empresas

Programa UPskill – Reforce a sua equipa de IT!

Já estão integrados com sucesso os novos profissionais formados no âmbito da 1ª edição do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs. Vamos agora avançar com uma nova edição desta iniciativa nacional verdadeiramente inovadora, que junta Empresas, Profissionais e Ensino Superior na requalificação em áreas TIC que são essenciais para o sucesso dos vários setores de atividade. Neste momento de retoma da nossa economia, gostaríamos de o desafiar a participar como Empresa aderente.

Este Programa visa formar novos profissionais em TIC, promovendo a requalificação de pessoas desempregadas ou em situação de subemprego em áreas consideradas essenciais pelas Empresas aderentes. As ações de formação decorrem em Instituições de Ensino Superior, tendo uma duração de 6 meses, seguindo-se a formação profissional em contexto real de trabalho nas Empresas aderentes.

As ações de formação não têm custos para as Empresas ou participantes durante a fase letiva, uma vez que são pagas por fundos públicos. Cumulativamente, os formandos auferem uma bolsa equivalente ao salário mínimo nacional, de forma a permitir-lhes uma dedicação total, atendendo à exigência da formação. As empresas pagarão idêntica bolsa aos formandos que lhes sejam atribuídos fase de formação em contexto de trabalho que durará 3 meses.

Nesta 2ª edição do UPskill, reforçámos as principais caraterísticas do Programa. Assim, haverá um maior alinhamento com os requisitos das Empresas, de forma a permitir a formação de novos profissionais nas áreas que identificarem e com o perfil pretendido. 

Entre as principais novidades, destacamos:

  • Um novo portal, que está em desenvolvimento, para acompanhar todo o ciclo de formação, com acessos diferenciados para candidatos, Empresas e parceiros envolvidos, tornando todo o processo mais claro e rápido;
  • Os candidatos serão sujeitos uma nova bateria de testes psicométricos, destinados a avaliar as capacidades em áreas consideradas críticas para a formação a ministrar, nomeadamente raciocínio lógico e matemático. Serão ainda sujeitos a testes de inglês no momento da candidatura online;
  • As Empresas vão aprovar formalmente os conteúdos programáticos das ações de formação em que participam formandos cujos perfis pretendem contratar (podendo ou não colaborar na preparação desses conteúdos);
  • No decorrer da formação, serão realizadas avaliações associadas aos vários módulos, sendo que dois desses processos de avaliação serão acompanhados pelas Empresas (avaliações propostas ou aprovadas pelas empresas);
  • No final da formação teórico-prática, realizada numa Instituição de Ensino Superior, as/os formandas/os que obtiverem aprovação são direcionadas/os para entrevistas pelas Empresas, para posterior integração em formação profissional em contexto de trabalho (FPCT). As/os formandas/os que forem recusados em três ou mais entrevistas terminam o seu processo formativo, não evoluindo para a FPCT.

O primeiro passo de cada edição do Programa passa por, junto das Empresas que desejam aderir, efetuar o levantamento das necessidades específicas em termos de profissionais e de qualificações pretendidas, para que as ações de formação possam ser definidas (em que tecnologias e em que localizações). Neste contexto, solicitamos que preencham o questionário online aqui até ao dia 24 setembro.

Principais datas da 2.ª edição

ago-set 2021 - Levantamento das necessidades das Empresas

set 2021 - Processo de candidatura de formandos

nov 2021 - Início da formação nas Instituições de Ensino Superior

jun 2022 - Início da formação em contexto de trabalho nas Empresas

Num momento decisivo como o que vivemos, e tendo em conta a aceleração exponencial da digitalização de tudo e todos, esta é uma oportunidade única garantir para a sua Empresa recursos qualificados à medida. Contribuindo, em simultâneo, para a requalificação e formação de novo talento TIC, cada vez mais crítico para qualquer atividade.

Queremos assim poder contar com a vossa participação neste Programa e estamos ao vosso dispor para nos reunirmos e esclarecer todos os temas e dúvidas que possam ter. Juntos, vamos contribuir para o desenvolvimento sustentado da economia nacional! 

Esperamos por si aqui.