Trabalho Flexivel_IDC_Novo

Pós-pandemia: trabalho virtual ou presencial?

O novo normal é o modelo de trabalho híbrido

Muitos se acostumaram com as rotinas de vídeo chamadas e do home office. Outros estão exaustos do trabalho, do virtual e querem voltar correndo para o escritório. Após pouco mais de um ano de pandemia, já se encontram estudos feitos que demonstram uma nova tendência de comportamento entre as pessoas de modo geral: mesmo cansados e ávidos por encontros físicos, os colegas de trabalho, a comunicação virtual veio para ficar.

Um levantamento, realizado pela Zoom, com cerca de 7.689 pessoas no mundo todo, perguntou o que, durante o período da pandemia da Covid-19, essas pessoas gostariam que continuassem. Perguntas foram feitas a pessoas comuns - funcionários, pais, alunos, professores, consumidores, médicos, pacientes e todos os demais - nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Brasil, México, Japão, Índia, Cingapura e Austrália para entender seu apetite por atividades virtuais daqui para frente.

Os principais achados desta pesquisa, demonstraram o seguinte:

  • Dois terços das pessoas que usaram vídeo para negócios desejam uma combinação de ambientes de negócios virtuais e presenciais no futuro, citando um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de maior flexibilidade.
  • Cerca de metade das pessoas que usaram vídeo para fins educacionais durante a pandemia planejam alguma combinação de aulas presenciais e virtuais no futuro. Mas alguns países foram mais inflexíveis (Alemanha e Reino Unido) sobre a educação presencial do que outros.
  • Entre os países que se demonstraram mais positivos numa mistura entre o trabalho remoto e o presencial (híbrido), o Brasil, Singapura e Australia estão entre os locais onde a comunicação virtual é valiosa.

A maioria dos países favorece fortemente um ambiente de negócios híbrido. Muitos citaram o fato de que não precisavam sair de casa e podiam ficar mais seguros virtualmente, mas as principais desvantagens eram a falta de uma conexão pessoal, bem como uma conexão técnica deficiente ou outro problema técnico. No caso do Brasil, apesar de muitos progressos até aqui, ainda existe espaço para crescimento da infraestrutura de internet. Em especial nas áreas rurais, onde muitos moradores das cidades se refugiaram – muitos sem volta – durante a pandemia.

Neste cenário, novas oportunidades de serviços se abrem para empresas que foram criadas, ou reinventadas. Isso significa que, mesmo retornando às atividades, depois de uma vacinação mais ampla, o modelo remoto não deixará de existir. Muito pelo contrário.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa da Zoom, clique aqui.

Soluções para colaborar e o mais novo Zoom Phone sua empresa pode encontrar na Hator Systems.