close-up-of-business-people-discussing-a-financial-AB94SZ2

O tema inesgotável da confiança

Para falar do Future of Trust, no IDC Futurescape 2021, juntámos António Gameiro Marques, do Gabinete Nacional de Segurança; Manuel Bento, da Euronext Technologies; Carlos Moura, do Banco de Portugal; e Paulo Moniz, da EDP – Energias de Portugal. O Digital Leader Panel foi moderado por Bruno Mota Soares da IDC.


Para nos falar do Future of Trust, Bruno Horta Soares começou por partilhar que o tema em debate passava por «deixar de falar de segurança, mas falando cada vez mais dela.». As previsões da IDC Futurescape 2021 em análise neste painel passaram pela responsabilidade social e a segurança como tema central nas empresas. 

António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, começou por admitir que a maior parte das organizações ainda olha para a segurança no sentido clássico do termo, a tecnologia. Da parte do Gabinete Nacional de Segurança, o discurso tem sido no sentido de desconstruir o conceito da segurança e de que forma isso é abordado, destacando ainda que «a confiança é algo que se constrói e que é recíproca».  De seguida, Paulo Moniz, Director, Information Security and IT Risk, da EDP - Energias de Portugal, referiu que «o tema da confiança não se esgota» e que esta aparece agora associada a um conceito que não estamos habituados, que é o ciberespaço. Carlos Moura, CIO do Banco de Portugal, partilhou com o painel que «A forma como o banco tem vindo a desenvolver este processo de transformação passa por criar laços de confiança com os departamentos e pautando a atuação com uma correta gestão do risco na adoção dessa modernização». Manuel Bento, CEO da Euronext Technologies, partilhou com o painel que «A componente de cibersegurança e trust é um tema do dia-a-dia do Grupo Euronext», sendo trabalhada em vários vetores, desenvolvidos pelo CEO. 

O painel abordou de que forma é que o tema da confiança e cibersegurança tem chegado ao Board das organizações e como é que estas trabalham estes conceitos para lá do sentido lato da tecnologia. Saiba mais na gravação que deixamos acima.