Banner Artigos Portal IDC (22)

O poder dos dados no futuro

Por BI4ALL

Sabia que em 2021 foram globalmente consumidos 79 zettabytes de dados, um número que poderá ultrapassar os 180 zettabytes até 2025, de acordo com Statista?  

Estamos a assistir a uma profunda mudança na sociedade, no consumo e claro na forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com os seus clientes. A pandemia acelerou significativamente a transformação digital das empresas, e é facto, que as organizações que já tinham soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial foram as que mais rapidamente se adaptaram.

Passamos a viver mais isolados fisicamente, mas permanentemente conectados, o que se traduz em mais e mais dados a circular.

Mas, o que significam realmente estes dados para as empresas? Que utilidade têm para gerar mais oportunidade de negócio? E… Como usá-los para ter maior rentabilidade e criar estratégias vencedoras?

Se é verdade que nunca deixamos uma pegada digital tão grande, também é verdade que esses dados só têm real valor quando transformados em insights relevantes que impactam diretamente na estratégia e nas decisões de negócio.

Ninguém sabe ao certo como será o futuro, sabemos sim que caminhamos para um mundo cada vez mais digital e com mais dados a circular. Sabemos que estamos perante um consumidor cada vez mais atento, informado e consciente, que privilegia os canais digitais e que as empresas que iniciaram já a jornada digital, com uma base estratégica, estão melhor preparadas para enfrentar os desafios do hoje e do amanhã.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial são um trunfo fundamental para as empresas serem mais competitivas, inovadoras e inteligentes, trazendo um conhecimento profundo dos consumidores, uma grande melhoria dos processos, e tomadas de decisão baseadas em insights precisos e em real-time.

Hoje não há mais espaço para decisões baseadas em intuições ou longas horas a analisar dados compilados em folhas Excel. Os gestores precisam de acesso à informação precisa e atual, que reúna dados de diferentes fontes, e que permita identificar novas oportunidades de negócio, obter análises rápidas e tomadas de decisão inteligentes.

Ter uma visão a 360 graus da atividade da organização permite reduzir custos, criar estratégias assertivas e direcionar a oferta para aquilo que o cliente procura, conseguindo assim ganhar maiores vantagens competitivas face à concorrência.

Cloud, uma tendência 

Entre as tecnologias emergentes, a cloud é sem dúvida uma tendência para o futuro e que agrega muito valor às organizações com maior performance, adaptabilidade e flexibilidade.

Segundo o IDC até 2023, no mundo, todas as iniciativas de automação de TI serão apoiadas por um ecossistema de cloud em expansão para maior controlo de recursos e análises em tempo real.

A cloud traduz-se em maior rapidez e eficácia para as empresas. Além disso, as várias opções existentes democratizam o acesso das organizações, trazendo mais oportunidades com custos reduzidos.

Se antes as organizações guardavam os seus dados em data centers privados, agora têm a possibilidade de tê-los em várias plataformas seguras o que traz enormes benefícios ao negócio, trazendo inovação e melhoria de performance para o centro dos processos.

A cloud é uma ferramenta poderosa que torna os fluxos de trabalho flexíveis, custos de manutenção e armazenamento reduzidos e uma maior segurança.

As empresas têm hoje à disposição soluções tecnológicas adaptadas às suas necessidades, que lhes garantem eficiência, inovação e competitividade.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” – Esta frase proferida por Leon C. Megginson professor da Louisiana State University, num discurso em 1963, onde apresentava a sua interpretação da ideia central de “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, nunca fez tanto sentido como agora. Só as empresas mais resilientes, flexíveis e inovadoras conseguirão sobreviver e destacar-se da concorrência nestes novos tempos.