AdobeStock_82329960

The Five Stages to Enterprise Recovery – Crawford Del Prete em IDC Directions®2020

A pandemia COVID-19 ressaltou a importância da transformação digital aos olhos dos decisores empresariais em todo o mundo, nos mais variados setores económicos.

IDC Directions® - The Five Stages to Enterprise Recovery

Na perspectiva da IDC, a Empresa do Futuro consegue inovar e escalar a um ritmo muito superior ao das empresas tradicionais, e é totalmente impulsionada por uma força de trabalho altamente qualificada e focada no cliente, que abraça o risco ao mesmo tempo que procura inovar continuamente. A tecnologia e os dados são a sua força vital, alimentando operações cada vez mais eficientes, novos fluxos de receita e maior fidelização de clientes. A organização adota uma abordagem “de fora para dentro”, alavancando o seu ecossistema de stakeholders (ou seja, clientes, parceiros, força de trabalho e comunidade) para fazer evoluir de forma dinâmica a sua oferta e o seu modelo de negócio.  

IDC Directions setembro 2020, Lisboa

A pandemia COVID-19 ressaltou a importância da transformação digital aos olhos dos decisores empresariais em todo o mundo, nos mais variados setores económicos. 

Mas, com a atual recessão económica, os CEOs necessitam de tomar uma decisão, seguir o mesmo curso de corte de custos generalizado que todas as recessões anteriores obrigaram, ou alavancar os investimentos em tecnologia de forma a otimizar custos e nivelar a curva recessiva através do desenvolvimento de novos produtos, serviços e canais, numa economia cada vez mais digital.

De forma a otimizar custos e nivelar a curva recessiva, a Empresa do Futuro (“Future Enterprise”, designação em inglês utilizada pela IDC) deverá organizar-se e investir em tecnologia com o objetivo de ser mais competitiva em mercados cada vez mais centrados no digital. 

Os Cinco Estágios para a Recuperação Empresarial

IDC, 2020
IDC, 2020

Em resumo, no curto prazo, a tecnologia provou ser um facilitador chave para manter as operações das empresas durante a crise, permitindo o trabalho remoto, negócios ágeis e um relacionamento digital com clientes e parceiros. No longo prazo, o investimento em tecnologia será critico para o posicionamento e capacidade das organizações para ganharem relevância e serem mais competitivas numa economia cada vez mais digital. 

Crawford Del Prete 
President, International Data Corporation