smart city and wireless communication network, abstract image visual, internet of things

Falamos em Digital First ou em Cloud Smart?

O Digital Leaders Panel, contou com a presença de Jorge Domingos, CloudOps Manager da EDP, Luís Altés, Senior Business Solutions da VMware, Nune Antunes da Silva CEO da Evonic, Pedro Guerra, Direção de Sistemas de Informação na CGD e o moderador Bruno Horta Soares, Executive Senhior Advisor da IDC.

Fazer negócio em qualquer lugar e a qualquer hora é o caminho a seguir por parte das empresas, foi assim que Bruno Horta Soares, Executive Senhior Advisor da IDC, deu início ao Digital Leaders Panel "Embracing digital first New Strategies", que tem como tema principal o multicloud, o cloud smart e como devem as organizações fazer o processo de decisão de adoção destas tecnologias.

Começou por ter a palavra Jorge Domingos CloudOps Manager da EDP , falando desde logo que «cabe às empresas perceber o que querem fazer na cloud e conhecer bem as opções que existem no mercado». Acima de tudo, destacou haver sempre um processo de preparação e estudo para embarcar nesta aventura que é o multicloud e onde é essencial envolver o negócio e o IT no processo de decisão. De seguida demos voz à empresa deste painel que nos trouxe a ótica do parceiro de tecnologia - a Evonic - com o CEO, Nuno Antunes Silva. O Responsável da empresa trouxe-nos as duas óticas pela qual são contactados, por um lado o IT que procura encontrar as melhores soluções, por outro, o negócio que faz pressão para levar à discussão desta necessidade. Nestes processos de decisão e de trabalho do parceiro, «é muito importante é a nossa adaptação, em termos da nossa conceptualização e dos requisitos que nós temos para entregar ao nosso negócio, de forma de segura, com continuidade, de acordo com os objetivos da própria empresa e conseguir que isso esteja pronto para quando exista essa necessidade de negócio».

Uma das preocupações com o multicloud vinha no seguimento de muitas organizações terem passado do shadow-IT, onde a base era um ficheiro em excel ou em access... e evoluiu para a implementação do SAGE. No caso da CGD, não só pelo tipo de indústria, como pelo tipo de arquitetura da organização, houve uma clara tentativa de arrumar a casa, antes de saberem o que é que realmente queriam. Na sequência do comentário do moderador Bruno Hoorganização podem estar um pouco mais atrasados quando comparados com outros setores. «Quanto falamos dos 3 pilares, a nossa preocupação foi ser mais rápidos, numa abordagem mais pragmática e tentar ter um parceiro com o qual fosse consistente, que pudesse por um lado desafiar as pessoas, rever processos e claro, ajuda na escolha da tecnologia.».

Dada a complexidade do tema, foi destacada a importância da gestão no IT, isto porque «hoje já não é possível gerir arquiteturas, sem tecnologias». Como é que a VMware já se consegue propor como uma solução de verdadeira aceleração de gestão e para gestores? Foi Luís Altés, Senior Business Solutions da VMware, quem respondeu, falando que a complexidade dos processos, afetam a gestão da tecnologia. O responsável falou ainda que apesar do título do painel falar em digital first, deve antes ser Cloud Smart, ou seja, escolher a cloud que melhor se adequa às necessidades de cada empresa. «Quando falamos de multicloud, se não há um controlo, a capacidade de controlar o desempenho e não sabemos os custos reais, estamos a falar das falácias típicas de "public-cloud é muito mais barata"».

A estratégia de cloud-first e o multicloud tiveram na ordem do dia neste Digital Leaders Panel, que contou com a presença de empresas como a EDP, CGD, Evonic e VMWare.

Veja o vídeo abaixo e saiba como é que estas empresas abraçaram e lideram com estes novos desafios.

IDC Cloud 2022 - Digital Leader Panel "Embracing digital first New Strategies" - Evonic | Bruno Horta Soares - Executive Senhior Advisor, IDC | Jorge Domingos, CloudOps Manager da EDP | Luís Altés, Senior Business Solutions da VMware | Nune Antunes da Silva CEO da Evonic | Pedro Guerra, Direção de Sistemas de Informação na CGD