FES_Separadores_LuisPinheiro

#17 Future Enterprise Show com Luís Goes Pinheiro

Luís Goes Pinheiro tem uma carreira longa e um currículo bastante preenchido: já foi Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, mas deixou também a sua marca em diferentes, e importantes, etapas relacionadas com o programa Simplex e medidas como a Empresa na Hora ou a Casa Pronta.

#17 Future Enterprise Show com Luís Goes Pinheiro

Em mais uma edição do Future Enterprise Show, uma iniciativa da responsabilidade da IDC Portugal e da Nova IMS, em parceria com a Nexllence, recebemos Luís Goes Pinheiro. 

Numa conversa descontraída com o Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) falamos do futuro das organizações numa economia cada vez mais digital, colocando o acento tónico na transformação de uma grande organização pública que tem vindo a induzir e a acelerar o próprio processo de transformação digital em toda a Administração Pública. 

Luís Goes Pinheiro tem uma carreira longa e um currículo bastante preenchido: já foi Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, mas deixou também a sua marca em diferentes, e importantes, etapas relacionadas com o programa Simplex e medidas como a Empresa na Hora ou a Casa Pronta.  

Consciente dos esforços que o Estado deve fazer para simplificar a sua relação com o cidadão, Luís Goes Pinheiro sublinha a grande instabilidade trazida por uma pandemia violenta e que apanhou todos de surpresa. Mas fala também do papel preponderante da SPMS como dinamizador e peça central das medidas que se tomaram, criando soluções novas a uma velocidade que não era habitual na administração pública.  

Perspetivar o setor da Saúde nos próximos cinco a 10 anos é falar de objetivos claros e abrangentes que se impõem numa área que se deve abrir cada vez mais ao cidadão, para servir as pessoas onde quer que estas se encontrem.  

Caberá ao setor público estar na linha da frente do desenvolvimento tecnológico? E como é que o Plano de Recuperação e Resiliência vem acelerar ainda mais a transformação digital?  

Luís Goes Pinheiro não deixou nem estas e nem outras perguntas por responder numa conversa, moderada por Gabriel Coimbra, da IDC, e Fernando Bação, da Nova IMS. Uma conversa onde houve ainda oportunidade para falar de leituras obrigatórias e ouvir os conselhos que o nosso convidado deixa a quem está agora a escolher ou a iniciar o seu percurso profissional. Afinal de contas, os mesmos conselhos que deixou também ao seu filho mais velho, estudante do Curso de Direito na Universidade de Coimbra: abrir o mais possível o leque de conhecimentos e não limitar nunca as suas possibilidades de escolha…e de futuro!  

Pode também assistir ao episódio completo aqui : Spotify​ , Google Podcasts  ou outras plataformas.

IDC Future Enterprise Show setembro 2021, Lisboa
Gabriel Coimbra
Group Vice President and Country Manager at IDC
Fernando Bação
Professor Catedrático na Nova Information Management School