Milestone IMagem

O Futuro CFO e o Mundo Digital

Os responsáveis pelas áreas de negócio, como marketing, financeira ou recursos humanos, estão a assumir um papel cada vez maior na Transformação Digital das Organizações. Este documento da IDC e da Milestone, aborda os principais desafios das Organizações no contexto da visão da IDC para a “Future Enterprise”, as principais prioridades do CFO na Transformação Digital, as principais métricas financeiras de uma estratégia de Transformação Digital, a evolução das competências da função financeira e as tecnologias e use cases que devem constar num roadmap de Transformação Digital da função financeira. Fique ainda a conhecer os principais conselhos da IDC e a visão Milestone que poderão ajudar o CFO no lançamento ou dinamização de uma estratégia de Transformação Digital

O Futuro CFO e o Mundo Digital

A Organização do Futuro

Depois de anos de altos e baixos com iniciativas de Transformação Digital, chegamos a um ponto de inflexão, onde podemos ver a economia digital a emergir no horizonte. A IDC prevê que nos próximos anos, 46% do PIB mundial seja impulsionado por produtos e serviços de Organizações transformadas digitalmente (ver Figura 1).

Para uma Organização tradicional, quase metade da sua receita estará relacionada com produtos, serviços ou experiências digitais, o que representa uma transformação significativa. Estudos da IDC com líderes de todas as indústrias identificaram nove principais desafios que irão moldar a Organização do Futuro:

1 — Futuro dos Clientes e Consumidores

2 — Futuro das Operações

3 — Futuro da Confiança

4 — Futuro da Inteligência

5 — Futuro da Inovação Digital

6 — Futuro do Trabalho

7 — Futuro da Infraestrutura Digital

8 — Futuro da Conectividade

9 — Futuro das Indústrias

Figura 1 – PIB nominal mundial impulsionado por Organizações transformadas digitalmente versus outras Organizações, 2018, 2020 e 2022
Figura 1 – PIB nominal mundial impulsionado por Organizações transformadas digitalmente versus outras Organizações, 2018, 2020 e 2022

A evolução da função CFO

O Chief Financial Officer (CFO) é uma das figuras mais relevantes em qualquer negócio. Normalmente, os CFOs são diretores da Organização e, como tal, têm a responsabilidade legal de garantirem que as suas Organizações cumpram uma série de requisitos de conformidade legal ou normativa. Embora supervisionar a manutenção de registos e relatórios seja uma parte importante da função, a maior parte do tempo do CFO é dedicada a estimular o desempenho do negócio e a influenciar as estratégias que permitirão o desempenho desejado pelos acionistas e outras partes interessadas.

Prioridades do CFO na Transformação Digital

As prioridades dos CFOs ao responderem aos desafios descritos anteriormente estão relacionadas com “Melhor informação e insights” e “Reforçar a gestão de risco e conformidade” (Figura 2). Estas duas necessidades já eram prioridades que se verificavam no pré-COVID-19 e que foram ainda mais reforçadas pela crise. A aquisição de recursos de suporte à análise de cenários passou a ser uma nova prioridade para permitir aos CFOs lidarem o crescente aumento de incerteza resultante da crie. Os CFOs com uma visão de futuro reconhecem que tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, têm um papel importante a desempenhar para lhes permitir terem uma melhor visibilidade do estado dos seus negócios e dos riscos que enfrentam.

Figura 2 – Prioridades do CFO
Figura 2 – Prioridades do CFO
Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor at IDC Portugal