PortugalDigitalAwards2021_H

Inovação, Educação e Sustentabilidade na Agenda dos Portugal Digital Awards

Axians e IDC com novidades na 6ª edição do programa. Candidaturas a decorrer até dia 8 de Outubro.

Inovação, Educação e Sustentabilidade na agenda dos Portugal Digital Awards

 O Portugal Digital Awards é uma iniciativa conjunta da IDC e da Axians. Visa reconhecer e premiar a excelência de organizações, suas equipas e líderes empresariais que, com visão e audácia, conduzem à transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços e, consequentemente, da sociedade como a conhecemos. 

Gabriel Coimbra, Vice-Presidente do Grupo IDC e Diretor Geral da IDC Portugal, acredita que esta edição contará com projetos completamente disruptivos, uma vez que as mais recentes previsões da IDC apontam para que 65% da economia esteja digitalizada já em 2022. Isto significa que cada vez mais organizações terão a sua cultura centrada nos clientes e nos dados, onde a experiência digital será fundamental nos modelos de trabalho e nas relações com clientes e consumidores, assim como veremos cada vez a automação e robotização de processos e da produção, e modelos de negócio mais sustentáveis assentes e ecossistemas digitais. 

 Para Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, “O Portugal Digital Awards ocupa um espaço único de destaque dos profissionais e das organizações que estão a fazer acontecer a economia digital no nosso país. Estamos convictos de que as candidaturas este ano nos vão surpreender, pois vivemos num ano disruptivo com muitas mudanças, nas empresas e nas organizações públicas. Este evento será uma excelente oportunidade de partilha e de inspiração. Conhecer e premiar “o que” se transformou em Portugal, num ano particularmente desafiante, será um momento de grande orgulho para todos nós”. 

A 6ª edição do Portugal Digital Awards conta com um ilustre painel de 16 jurados e 7 observadores, que certificam e credibilizam todos os projetos que estarão a concurso. 

Aos jurados da última edição juntam-se em 2021 Sérgio Ribeiro, CEO & Co Founder Planetiers; Daniel Traça, Dean and Professor of Economics at Nova School of Business and Economics; e Clara Raposo, Dean ISEG - Lisbon School of Economics & Managment, Universidade de Lisboa. 

 Aos jurados da última edição juntam-se em 2021 Sérgio Ribeiro, CEO & Co Founder Planetiers; Daniel Traça, Dean and Professor of Economics at Nova School of Business and Economics; e Clara Raposo, Dean ISEG - Lisbon School of Economics & Managment, Universidade de Lisboa. 

Alinhado com o framework metodológico da IDC para a Transformação DigitalFuture of Enterprise, o Portugal Digital Awards 2021 tem 22 categorias a concurso.

hand holding tree on nature field grass Forest conservation concept,save the word concept

 Grupo 1: Digital Transformation Awards | Categorias por tipo de transformação 

1. Best Future of Intelligence Project (melhor projeto relacionados com analytics, big data e data monetization) 

2. Best Future of Customer & Consumers Project (melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente) 

3. Best Future of Work Project (melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores) 

4. Best Future of Operations Project (melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio) 

5. Best Future of Digital Infrastructure Project (melhor projeto relacionado com a infraestrutura tecnológica para suportar a transformação digital) 

Grupo 2: Digital Industry Awards | Categorias por segmentos de mercado 

1. Best Government Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública) 

2. Best Banking Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Banca) 

3. Best Insurance Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros) 

4. Best Manufacturing Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria) 

5. Best Energy & Utilities Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Energia & Utilities) 

6. Best Retail & Distribution Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho) 

7. Best Consumer & Professional Services Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Serviços) 

8. Best Health Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde 

9. Best Education Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Educação) 

10. Best SME Project (melhor projeto de transformação digital no segmento das PMEs) 

11. Best Cultural & Media Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Media e Cultura) 

Grupo 3: Digital Grand Awards | Categorias Especiais 

1. Best Digital Transformation Project (o projeto de Transformação Digital com maior impacto) 

2. Best Digital Transformation Idea (a melhor start-up B2B) 

3. Best Digital Leader (a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional) 

Grupo 4: Sustainability Awards |Categorias de iniciativa sustentável (Nova categoria, regulada pela Planetiers World Gathering). 

1. Best Digital Environmental Sustainability Initiative (a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto potencial na Sustentabilidade Ambiental) 

2. Best Digital Social Sustainability Initiative (a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto potencial na sociedade portuguesa) 

3. Best Digital Economic Sustainability Initiative (a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto potencial na economia portuguesa) 

Em resultado e reação mundial às alterações causadas pela pandemia global, acelerou-se ainda mais o processo de transição digital. Aceleração esta, que representará um investimento global em tecnologia superior a 6 mil milhões de Euros entre 2020 e 2023. 

A IDC acredita que a recuperação das disrupções na economia, das mudanças sociais e empresariais de longo prazo irão obrigar a uma redefinição das prioridades, bem como influenciar as decisões de investimento em Tecnologias de Informação e Digital nos próximos cinco anos. Apesar da disrupção, é muito claro que a tecnologia e o digital desempenharão um papel ainda mais relevante para as organizações públicas e privadas. 

Factos em Destaque:

  • Candidaturas para 2021 a decorrer até 8 de Outubro. 

A edição de 2020 contou com: