Altice Portugal, parceira de excelência dos portugueses

Investimento, inovação, qualidade de serviço, proximidade e intervenção social, são os cinco pilares estratégicos da empresa

Alexandre Fonseca | Presidente Executivo, Altice Portugal
Alexandre Fonseca | Presidente Executivo, Altice Portugal

A Altice Portugal é uma empresa dinâmica, líder de mercado no setor das comunicações e que desenvolve tecnologia de ponta nos seus laboratórios sediados em Aveiro – Altice Labs – de onde exporta inovação e tecnologia para todo o mundo. A Altice Portugal é ainda uma das maiores empregadoras nacionais, contando com mais de 8 mil colaboradores diretos e mais de 15 mil indiretos.  

A Altice Portugal está presente na vida dos portugueses e está representada de norte a sul do país, continente e ilhas. Com todas as suas marcas, MEO, MOCHE, PT Empresas ou SAPO, a Altice Portugal pretende oferecer e entregar a melhor experiência de cliente, a qualquer hora e em qualquer lugar e dirigido a cada um dos segmentos.  

Investimento, inovação, qualidade de serviço, proximidade e responsabilidade social, são os cinco pilares estratégicos da empresa, que marcam igualmente o compromisso que a Altice tem com o país. Isso está espelhado na descentralização e atuação da Empresa, não só através da realização de investimento, mas também através dos périplos que têm percorrido todo o território português.   

A Altice Portugal faz do conceito de proximidade, um dos seus maiores eixos de atuação, levando de forma transversal a todo o país cobertura tecnológica, investimento e emprego. E é nesta lógica que a Altice Portugal tem vindo a investir em regiões com baixa densidade populacional de modo a potenciar o seu desenvolvimento económico e a contribuir para a literacia e inclusão digital em várias regiões do país. 

Prova disso é o investimento inédito protagonizado pela Altice Portugal com a infraestruturação das 12 Aldeias Históricas de Portugal com fibra ótica de última geração. Este é mais um projeto que vinca o pilar estratégico da empresa, o da Portugalidade, onde a Altice Portugal pretende reforçar, através dos seus investimentos, a defesa, proteção e projeção de Portugal.  

A Altice Portugal é o operador de telecomunicações com a oferta mais abrangente do mercado. Hoje assume-se não apenas como um operador tradicional de telecomunicações, mas como um player digital global, ajudando os seus clientes empresariais a reinventar o seu próprio modelo de negócio.  

A forte aposta nesta estratégia tem permitido à Altice Portugal reforçar a sua presença no mercado empresarial e de consumo e, ao mesmo tempo, apresentar-se como um forte parceiro tecnológico, uma vez que tem a infraestrutura, a inovação e a reconhecida capacidade tecnológica.  

A Altice Portugal é um dos maiores investidores em inovação tecnológica do país, oferecendo a melhor e maior infraestrutura de redes de nova geração. Esta atuação está de acordo com a estratégia da Altice Portugal que tem prevista a infraestruturação em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões de casas até 2020. Este investimento é transversal a todo o território, chegando às regiões mais remotas, a 27.000 lugares em 308 concelhos, com mais de 3 milhões de km de cabo de fibra, tornando Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura de fibra ótica praticamente integral. 

0_1-1-1

Nos últimos quatro anos, a Altice Portugal já investiu cerca de dois mil milhões de euros, dos quais, cerca de 1/3 foram afetos à modernização, expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas fixas e móveis, num contributo sério e sólido para o desenvolvimento de Portugal em várias vertentes. Este track record da Altice Portugal posiciona o maior operador de comunicações do país como o parceiro tecnológico de referência e o player que mais investe em inovação em Portugal, com diferentes projetos multidisciplinares. 

O Grupo Altice tem no seu ADN e na sua história a marca da inovação, com resultados visíveis e concretos, com a Altice Labs como o centro nevrálgico da inovação para todo o mundo.  

Sediada em Aveiro, cidade a partir da qual trabalham atualmente cerca de 750 engenheiros e investigadores, a Altice Labs é o centro de inovação, investigação e desenvolvimento do Grupo Altice, e é, desde sempre, parte ativa do Ecossistema de Inovação de Portugal. Trabalhando em parceria com universidades, instituições de I&D, parceiros, fornecedores e clientes, envolve-se continuamente em projetos colaborativos de investigação, desenvolvimento e inovação numa estratégia sustentada na liderança tecnológica. 

Destaque, neste centro de inovação do Grupo Altice, para o foco no desenvolvimento de tecnologia made by Altice Labs que é exportada não só para todas as operações da Altice, como também para clientes em 35 países em todo o mundo, beneficiando mais de 250 milhões de pessoas. 

A Altice Labs conta já no seu portefólio com 3 laboratórios descentralizados: Viseu, Ribeira Brava, na Região Autónoma da Madeira, e Olhão, no Algarve. No entanto, este processo de levar a inovação até ao território nacional é algo que a Altice Labs vai continuar a fazer, porque valoriza não só o investimento e a inovação, mas também a proximidade ao território e às pessoas.  

Também o Altice International Innovation Award é reflexo da aposta do Grupo em inovação. Lançado pela Altice Portugal em 2017, o Altice International Innovation Award dirige-se a Startups e à Academia e promove a inovação e o talento tecnológicos em três áreas fundamentais para a empresa e para a economia nacional: Telecom, Media & Content e Data & Advertising, com um valor monetário de 75 mil euros, o maior alguma vez atribuído em Portugal na área da inovação.   

Responsabilidade social é outra das prioridades de atuação da Altice Portugal. Entidades e instituições de solidariedade social, população em situação de carência ou elevada vulnerabilidade são os principais focos de intervenção da Fundação Altice que procura aproximar os seus valores aos valores de cada comunidade e transformar vidas em mais sorrisos. A Fundação Altice assume ainda o compromisso com a sociedade, naqueles que já são os seus eixos históricos, como a educação, a ação social, o empreendedorismo e a arte e cultura, e em áreas que complementam estes mesmos eixos, como o combate à iliteracia digital, a Portugalidade e a promoção da Língua Portuguesa, e a união entre a educação, saúde, tecnologia e pessoas. 

A infraestrutura, a capacidade de investimento e de inovação tecnológica e o know-how dos recursos da Altice Portugal têm vindo a transformar e a melhorar a vida e o dia-a-dia de todos os portugueses, das famílias, das organizações e da sociedade como um todo. 

Alexandre Fonseca | Presidente Executivo, Altice Portugal
Com mais de 20 anos de experiência profissional, Alexandre Fonseca é Presidente Executivo da Altice Portugal desde novembro de 2017. É também Presidente do Conselho de Administração da Altice Labs, o centro de investigação e inovação para todo o Grupo Altice, sediado em Aveiro. Juntou-se à Altice em 2012, ano em que o Grupo iniciou atividade em Portugal. Anteriormente foi CEO da ONI Portugal e ONI Moçambique (Operador de Telecomunicações B2B), e antes disso, CTO e Membro do Conselho de Administração da Cabovisão (Operador B2C e B2B). Entre 1995 e 2007, exerceu funções nas áreas de gestão estratégica e consultoria na Industria de Sistemas de Informação e Telecomunicações em Portugal e em diversos projetos internacionais. Membro de diversas Associações do Setor de Telecomunicações e IT, colabora com entidades, como Consultor Sénior, nas áreas de Gestão de Projetos, Estratégia e Comunicação. É um orador / professor convidado em iniciativas privadas e académicas nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia e Gestão. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem uma pós graduação em Gestão de Vendas e Marketing pelo Team View Institute, em Lisboa.