falandoti_digital_demand-fb

A Liderança nas Tecnologias de Informação

Na 2.ª edição do Falando TI Digital, Rodrigo Jonas Fragola, CEO Ogasec e Rui Paiva, Fundador da We-Do Technologies e atual Chief Executive Officer of Risk Management Business Unit da Mobileum, falaram-nos de Liderança nas Tecnologias de Informação.

A ação que pretende dar voz às empresas de Tecnologias de Informação, Falando TI Digital, juntou Rodrigo Jonas Fragola, CEO Ogasec e Rui Paiva, Fundador da We-Do Technologies e atual Chief Executive Officer of Risk Management Business Unit da Mobileum, para nos falarem de Liderança nas Tecnologias de Informação. 

Uma das primeira conclusões a que chegaram os dois Líderes foi que, se por um lado a pandemia veio acelerar a Transformação Digital das empresas, por outro lado, o setor das Tecnologias de Informação foi dos menos impactados pela pandemia. O painel avançou ainda que existem alguns desafios, nomeadamente a visão que há sobre o escritório: este deixa de ser um espaço que está disponível 5 dias da semana, 8 horas por dia, e passa a ser um espaço que reúne as equipas para reuniões e brainstorming, e a execução passa a ser feita onde os colaboradores se encontrem.

Mas foram mais os desafios apontados por Rodrigo Fragola e Rui Paiva. Depois tudo isto passar, como é que os clientes vão lidar com o pós-pandemia? Foi Rodrigo Fragola quem levantou esta questão dizendo “a grande dúvida é o cliente”. Os clientes das empresas de Tecnologias de Informação, se antes pensavam que não era possível as empresas estarem a trabalhar para eles de forma remota, a pandemia veio provar o contrário. Como é que eles vão lidar com o pós-pandemia?  “Esta aprendizagem vai levar a modelos de entrega diferentes”, disse Rui Paiva.

Falou-se ainda das competências de um líder: a partilha e a honestidade são qualidades destacadas por Rui Paiva. Já Rodrigo Fragola fala que nestas novas competências há um maior esforço de quem é liderado, porque o líder tem de estar verdadeiramente acessível. Não esquecer que “um líder, só é líder quando é reconhecido pelos pares” e têm de ser definidos os valores: a honestidade, a partilha e a transparência.

Mais do que tudo na Liderança é preciso gostar de pessoas!

Veja uma vez mais o painel no nosso Canal no Youtube ou oiça o Podcast no Apple Podcasts, Spotify e Google Podcast